SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Posse de Martins e discussões sobre saúde e Zona Azul marcam sessão de Itapecerica

ze

A sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra desta terça-feira (20) foi marcada mais uma vez por discussões genéricas como a falta de médicos na saúde do município, cobrança da Zona Azul, melhorias em acesso de rua no Jardim Renata devido a morte de uma criança atropelada e diversos projetos de Leis aprovados. Também logo no início da sessão, o vereador José Martins foi empossado à cadeira vaga no legislativo, após a saída de Cleber Bernardes para assumir o comando da secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da cidade.

Em seu discurso, Martins relembrou que já foi vereador por quatro mandatos e também presidente da Câmara. O seu quinto mandato é como suplente de Cleber cumprindo convocação da Justiça Eleitoral. Ele afirmou que estar na Câmara como vereador “o enche de orgulho” e que cumpre o 5º mandato com satisfação e esperança no futuro. O vereador afirmou que é cada vez mais difícil e desafiador o trabalho de um vereador e que quando se lembra da primeira legislatura percebe o quanto “ajudamos [todos os vereadores] a transformar a cidade”. José Martins colocou-se a disposição dos demais vereadores para ajudar nas transformações que a sociedade requer “alguém junto para tentar fazer que as transformações contribuam para melhoria social e IDH do morador de Itapecerica”. 

Ele defendeu ainda uma administração de qualidade com trabalho conjunto entre poder executivo, legislativo e participação popular. Por fim, o vereador testemunhou em relação ao comprometimento dos secretários municipais e falou sobre o pouco reconhecimento que departamentos de comunicação, por exemplo, tem. O vereador desmentiu as especulações de que Dunga assumiria como 2º suplente a cadeira a qual ocupa. “Nunca conversei com o Dunga e com o Chuvisco sobre isso. Não tem sentido. Ele [Dunga] faz trabalho importante na Inclusão Social”, frisou.

Mais uma vez a saúde foi pautada durante a sessão. Gerson Lazarin, respondeu questionamentos de moradores sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde com um “porque não têm. Está difícil. E não será esse humilde vereador de 1º mandato que irá solucionar. Tento me esforçar pelo melhor da cidade”, afirmou. Cícero por sua vez, foi bem mais crítico. Partiu dele, acusações de que os médicos não trabalham doze horas e sim três, quatro, mas ganham pelas doze horas que deveriam ser trabalhadas. “É vergonhoso. De fato acham que é de direito”, afirmou.

Ainda, segundo ele “tendo em vista que os médicos ganham pouco” - uma vaga foi negada para um paciente de 83 anos com suspeita de Tuberculose, o Pronto Socorro e também no Hospital Geral de Itapecerica, por três meses. O paciente precisava ser transferido para uma sala de isolamento, teve seu estado de saúde agravado e acabou falecendo. “Só o fato de se esconder é vergonhoso”, afirmou e completou: “A saúde pede socorro. Precisamos unir forças, deixar de lado segmento partidário para o prefeito e secretária chegarem a alguma solução”, frisou.

O vereador Gerson também usou a tribuna para afirmar ser contra a cobrança da Zona Azul. De acordo com ele, os munícipes já pagam muitos impostos e também é pelo incomodo. Ele pediu uma atenção na avaliação da renovação do contrato que está para vencer e afirmou que a Zona Azul repassa à prefeitura 5% do valor arrecadado com a cobrança, “se fosse 20% pelo menos ajudava na reforma de UBS”, afirmou. Lazarin levantou durante discurso a necessidade de intervenção do poder público na manutenção da tela do campo de futebol que conta com muitos pombos e água filtrada para as crianças da Escola Municipal Arthur Ricci de Camargo no bairro do Jardim São Marcos. 

“Luciano Lucindo que tem um projeto esportivo importante em vez de pintar faixas nos xingando apresentou um relatório dos problemas na escola com fotos para mostrar porque o poder público precisa intervir no local. Liguei para o secretário de Educação, João Valério ele disse estar ciente do problema, porém reformará primeiro as salas de aula. Se pelo menos arrumasse a tela e oferecesse água filtrada já ajudaria muito”, pontuou.

Hércules da Farmácia, por sua vez apresentou requerimentos para implantações de lombada na rua Maximino da Rosa e passarela na estrada Paulo Henrique da Borba, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, km 289. Ambos os requerimentos constam abaixo assinados feito pelos moradores. Partiu do vereador também a parabenização pela colocação de 200 lixeiras na região central da cidade e ainda o pedido de melhorias no acostamento da rua Pitalssigo, bairro Jardim Renata - devido a morte de um jovem atropelado. 

“Apresentei requerimento para tentar melhorar acesso por conta da tragédia. Cabe a nós executivo e legislativo tomar providências, para evitar mais tragédias, uma vez que crianças e moradores ficam no ponto de ônibus e os carros e ônibus passam em alta velocidade rente a eles”, defendeu.

Já o vereador Sangbom voltou a criticar os secretários, inclusive o de obras, Henrique presente à sessão. “Vamos arregaçar as mangas, levantar da cadeira e ir para as ruas. A cidade está parada”, disse. Após a crítica, o secretário deixou a plenária voltando depois do término dos discursos.

Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário