SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dos 8 poderes dos líderes: a singularidade e a excepcionalidade.



Descobrir a excepcionalidade de cada membro da equipe exige de um líder atuar no fluxo exato daquilo que motiva a todos. Ao admirar a beleza existente no outro, o líder encontra a sua própria. Com o tempo o líder se lapida, se aprofunda e em um passe de mágica, um belo dia, adquire a própria identidade e autenticidade de sua própria beleza. A excepcionalidade que o líder enxerga nos outros ajudará na descoberta de si mesmo.
E a criatividade de um líder é o principal insumo de sua excepcionalidade. Estudar, estudar, estudar. Ter conteúdo. O tema pode ser muito simples, mas é preciso conhecê-lo profundamente. O estudo, a obtenção de conhecimento é insubstituível na descoberta do poderoso prazer de um líder ser ele mesmo.
No entanto, conhecimento não é só estudar. Conhecimento é teoria e prática. É vivência. É teorizar a partir dos atos, aprender conforme se vai fazendo. É servir-se do conhecimento acumulado dos mestres e da observação de outros exemplos vivos para evitar repetir erros. O líder precisa ir criando bagagem de valores e de informações clássicas, históricas, que o ajudem a pensar, a analisar, e a tomar decisões.
Ouvir apaixonadamente outras pessoas é uma das mais poderosas artes do aprendizado de um líder. É de intenso poder de encantamento. E permite, de fato, que o líder aprenda e estude o que a outra pessoa sabe e quer lhe transmitir. Quando um líder ouve apaixonadamente o outro, ele se sente motivado e impelido a lhe contar mais, com maior profundidade. Líderes devem ter em mente que podem crescer com o conhecimento acumulado pela humanidade e por outras pessoas. E esse poder é fantástico.
Também o desejo e o prazer de estudar, de pesquisar, é sempre ingrediente essencial da excepcionalidade de um líder e oposto da normalidade. A excepcionalidade não é amiga da preguiça. A presença do algo mais, do surpreendente, exige horas de dedicação e a integração total entre o prazer e o trabalho de um líder. Ou o prazer e a dedicação de qualquer causa. É impossível para um líder ser muito bom em alguma matéria se não der tudo de si. Isso significa noites, finais de semana, ausência de relógio.
A motivação espanta a preguiça. E isso o líder só consegue fazer com as coisas que têm sentido na sua vida – e nas quais percebe que, por vocação, está tirando o máximo da sua potencialidade, excepcionalidade, da sua diferença única. E é aqui que ressignificar a vontade é sempre importante a um líder. O valor que tem é a diferença entre o valor que dá a si mesmo e aquele pelo qual é reconhecido. O reconhecimento só é importante porque é o próprio reflexo, o espelho. Ao cultuar o talento de servir, de ser útil, um líder aumenta o potencial de resposta do outro. É importante não para o ego, mas para aprimorar o seu próprio conhecimento.
Preservar as forças essenciais e salvar a sua excepcionalidade quando: vencer o medo, suportar dores e as dominar com amor, apaixonando-se pela solução dos problemas, é sedutoramente apaixonante, amar pessoas, criar e viver distintos papéis na vida, manter a criança viva dentro de si, assumir a autoria da própria vida, aprender a enaltecer os pontos fortes das pessoas, poder ser exemplo para alguém pela suas obras.
Há hipocrisia em um líder em querer obter resultados espetaculares na vida agindo como todo mundo. Seguindo a corrente. Dando e recebendo a mesma coisa. O líder precisa descobrir o poderoso prazer de ser ele mesmo conforme vai superando suas limitações, conforme vai vencendo o próprio conformismo. No mar existem golfinhos e tubarões, cada um com uma missão, cada qual com o dever de ser ele mesmo acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário