SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma boa negociação



Negociação é uma importante habilidade que se deve ter para que haja sucesso na vida profissional pois ela esta envolvida em todas as áreas de atuação, sendo que em algumas áreas ela é mais exigida do que em outras.


Trata-se de um processo que envolve objetivos, tomadas de decisões, criatividade, comunicação e capacidade de administrar conflitos. Para negociar, é necessário mais do que técnica, temos que ter tática e estratégia, além de habilidade interpessoais, competências e atitudes.
Portanto, não basta ter apenas conhecimentos técnicos, é necessário também ter uma visão ampla de todo processo de negociação e suas implicações.

Em uma negociação, é possível se basear e utilizar as ferramentas de como resolver conflitos , que são:

·  O perde-perde: onde não há acordo, ambos os lados não conseguem se resolver, isso acaba afetando a negociação e não chegam em conclusão alguma;

·  O perde-ganha: onde um dos lados precisa ceder para que o outro ganhe, abrindo mão para que não haja brigas e conflitos;

·  O ganha-perde: onde um dos lados quer tirar vantagem, independente dos valores e ética;

·  O ganha-ganha: onde o conflito é construtivo, há oposições de ideias, mas no fim os dois lados seguem para que haja um bom relacionamento.

A categoria ideal seria a do ganha - ganha, pois ambos conseguem se resolver, mesmo com conflitos e acabam conseguindo uma boa negociação.

Para se resolver conflitos, levante os pontos fortes que vocês têm em comum, para depois falar sobre o problema em questão, e com isso sairão do perde-perde e passarão para o ganha-ganha. Crie meios para que as pessoas se deem bem com você, use o canal da similaridade, o espelhamento, encontre caminhos alternativos, procure uma outra forma para que fique viável a negociação e com isso aos poucos conseguirá trazer o gestual da pessoa, fazendo com que ela se sinta bem em negociar com você.

Quando você é um bom negociador, você sabe ceder, resolver, apesar das dificuldades que possam surgir.

Afinal, negociar bem, é fazer com que ambos os lados saiam satisfeitos.

Fonte: administradores.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário