SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Parque da Represinha é alvo de vândalos e furtos em Itapecerica da Serra

pq1

Reinaugurado há um ano e quatro meses o Parque da Represinha, no Jardim Sampaio, em Itapecerica da Serra, é alvo constante de vândalos e ladrões
. Bancos e bebedouros do local estão quebrados e a cerca dos fundos derrubada. A pequena segurança garantida no local acaba sendo motivo para furtos de equipamentos eletrônicos, como televisores e dvd’s e, ainda o fechamento do parque em alguns finais de semana.

Os problemas enfrentados no parque foram levantados pelos vereadores Gerson Lazarin e Sangue Bom durante sessão da Câmara Municipal. De acordo com eles, o parque precisa ter segurança para que vândalos não o depredem. “Porque se está limpo é porque o administrador está limpando”, disparou Lazarin.

A secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informou ao portal que dentro de vinte dias serão consertados os bancos e a cerca dos fundos. As avarias na cerca, segundo a pasta se deu após dois acidentes, um deles há um ano. Em relação aos bancos, a secretaria prometeu a colocação de aproximadamente mais dez e ainda à reformulação de praças da cidade, com mais bancos e plantios de árvores.

Questionada sobre a falta de segurança, a pasta esclareceu que cinco funcionários trabalham no local, incluindo dois vigias que são responsáveis por darem voltas pelo parque. Aos finais de semana, guardas municipais também fazem essa ronda, afirmou a secretaria. Por meio de telefone, a pasta informou ainda que existe intenção de se colocar base fixa da GCM dentro do parque, mas para isso seria necessário quatro guardas para revezarem os turnos e, um possível aumento do efetivo.

Neste final de semana, o Parque estará aberto, segundo a secretaria. O motivo para o fechamento do local, também foi esclarecido. De acordo com a pasta, como só têm dois vigias, as férias e doenças deles acabaram coincidindo e nenhum deles pode ir ao parque, ou ainda, sugeriram uma segunda motivação para o fechamento do local “o vigia ter ido fazer a ronda e encostou o portão, por isso o morador achou que estava fechado”, afirmou a nota.

O Parque 

O Parque é dos principais da cidade com reserva ecológica por este motivo tem como característica agendar visitas monitoradas com alunos de escolas municipais, durante a semana. De fácil acesso, o parque oferece pistas de caminhada e trilhas, além de ser ideal para um bom passeio em família e piquenique.

O Parque foi reinaugurado entre as festividades de aniversário de 135 anos de emancipação da cidade, dia 4 de maio do ano passado. Na ocasião, o local passou por uma grande reforma e recebeu diversas obras de infraestrutura e revitalização.

O projeto contemplou a reforma dos decks de madeira, renovação das trilhas em meio à Mata Atlântica e reforma completa dos sanitários para melhor atender ao público. Também foi construído um observatório, num prédio com 22 metros de altura, que conta com luneta para os visitantes apreciarem a fauna e flora e o complexo hídrico da região. Uma sala para Educação Ambiental com capacidade para atender 40 pessoas está disponível para visita monitorada de alunos das escolas do município.

O Parque da Represinha é administrado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e conta com área de preservação com 4,3 hectares de Mata Atlântica. Possui sua área central constituída de sistemas aquáticos formados pelo represamento de águas e afloramentos na área de um pequeno riacho que o atravessa e conta com diversas nascentes com vegetação típica de várzea. Sua fauna e flora são bastante diversificadas.

Serviço


O Parque da Represinha (estrada da Represinha, 1.305 – Jardim Sampaio) está aberto aos finais de semana e feriados das 8h às 17h com monitores de plantão, e durante a semana recebe visitas monitoradas e previamente agendadas. Informações: (11) 4667-4042

Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário