SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Alterações no trânsito são debatidas em Itapecerica

audiencia

As diversas alterações no trânsito da região central de Itapecerica da Serra foi o principal tema debatido durante audiência pública realizada na tarde da última terça-feira (10), na Câmara Municipal da cidade. Com o plenário praticamente lotado, os moradores e comerciantes questionaram
as mudanças, sugeriram algumas e até criticaram testes já feitos, entre eles a alteração dos pontos de ônibus da plantita, desde a última segunda, 9. Os moradores também sugeriram a abertura de novas vias.

“Quando tinham fiscais ali [no Bandeira] não tinha trânsito. Não pensou nos deficientes quando fez o ajuste né? Vai sair ali do Cacau para pegar lá em cima. Não vai funcionar”, disse um morador. O secretário da pasta, Cleber Bernardes disse que a mudança solucionou o tempo que os motoristas ficavam parados, mas lembrou que ainda necessita de ajustes e sinalização. Será feito todos os estudos para garantir a acessibilidade, inclusive com implantação de farol”, afirmou.

O prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco e o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Cleber Bernardes responderam todos os questionamentos e se mostraram dispostos a voltar atrás, caso as alterações não corresponderem ao esperado. "É um tema que gera conflito, que irá provocar algum impacto. O PAT ficou sem estacionamento coletivo. Infelizmente às vezes o poder público tem o papel de optar pelo coletivo em detrimento do individual", disse. 

Ele explicou que as modificações foram pensadas para garantir maior mobilidade ao trânsito. "As mudanças vieram através de estudos técnicos que foram aprofundados nos últimos quatro meses. Um software capaz de prever o resultado das mudanças foi e está sendo usado, tudo leva a crer que são alterações que trarão consequências positivas na questão do trânsito", observou.

Ainda, segundo Chuvisco a mudança para o calçadão na Major precisa de teste, porque a prefeitura tem um TAC a ser cumprido junto ao Ministério Público. De acordo com ele, essa e a obra da Praça da Fonte são de responsabilidade da empresa “Five 5”, uma vez que parte dela as obras do Shopping, previsto para inaugurar em 22 de outubro.

Cleber questionado sobre a carga e descarga dos comércios, afirmou que no Bandeira um estudo está sendo feito com intuito de colocar um bolsão para a realização dos serviços. De acordo com ele também está em conversa um horário para a carga e descarga, Chuvisco adiantou que será das 21h às 5h. O secretário falou do teste feito no Bandeira afirmando que será repensado. 

Sobre o fechamento da Major Telles, que passará a ser um calçadão, ele afirmou que “só sete veículos vão deixar de estacionar lá”, “o estacionamento será atrás da Praça Largo da Matriz”, disse e o calçadão segundo ele, é muito favorável para os comerciantes. Questionado sobre o prazo para início e término da obra, devido à época de vendas no final de ano, Cleber frisou que o projeto já está aprovado e que em vinte dias bem trabalhados a obra estará pronta.

“Algumas mudanças como a troca de sentido de algumas ruas estão entrando em fase de testes. Vamos sempre dialogar com os munícipes e o comércio, ninguém aqui tem a vaidade de não querer voltar atrás se o resultado alcançado não for aquele esperado, mas temos convicção do êxito", afirmou o secretário. 

O assessor especial de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gazal afirmou durante as explicações das mudanças que dentro de 30 dias a obra da parte viária da Praça da Fonte estará pronta. Ele também explicou que as alterações são basicamente para evitar que o chamado trânsito de passagem não circule pelo centro da cidade. “O centro precisa ter sua vida própria, devem circular por lá aqueles que querem acessar os serviços presentes no centro, como o comércio local", disse.

Os presentes questionaram sobre a construção do viaduto na Rodovia Régis Bittencourt, no Rampas, mini anel viário e, ainda sobre a alça de acesso do Rodoanel Mário Covas na Estrada Armando Salles. De acordo com o secretário, o viaduto no Rampas está quase certo para a cidade, falta alguns detalhes como a desapropriação. Essa obra, é de contrapartida da Autopista.

Também participaram da audiência os vereadores Gerson Lazarin, Hércules da Farmácia, Cícero Costa e José Martins, além do secretário de Obras, Henrique Monteiro Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário