Cliente é um relacionamento.
Um relacionamento que começa
como um namoro, onde cliente e prestador de serviço se conhecem, ambos
encontram algo em comum
e começam a se relacionar.
Passa o tempo, a relação se
desgasta um pouco, mas continuam trocando negócios, afinal, já são conhecidos.
Mais algum tempo e a mesma
coisa que pode salvar todos os casamentos deve acontecer com o prestador de
serviços, sob pena de término de tudo: Cuidar da relação.
Assim como muitos casais,
empresas deixam seus clientes a ver navios depois de contratados. Esquecem que
estes clientes pagam suas faturas em dia, esquecem que os serviços que são
prestados pela sua empresa também o são por inúmeras outras…
Alguns sequer querem atender
estes clientes mais…
Deixam o telefone tocar, não agendam horário, sequer se
preocupam em qualificar outros profissionais de atendimento para a segurança do
cliente seja mantida…
Em bom português com uso de
jargão popular: ‘quem não dá assistência, abre concorrência e perde a
preferência’.
Compreendeu?
Quer crescer? Aprenda que
quem já é cliente merece tanto ou mais respeito daquele que ainda não é.
O que é novo seduz, não
tenho dúvidas. Contudo, cativar um novo cliente é cerca de 50% mais difícil que
manter um já cliente.
E se você acha que o atual
cliente apenas estorva, esqueceu que ele já confia em você? Que ele pode ser um
potencial cliente novo(?) para novos produtos do escritório?
Se ele foi seu cliente numa
ação de massa, tipo FGTS, porque não ele ser novo cliente numa ação trabalhista
ou num inventário?
Porque não investir em quem
já confia no seu negócio?
Cliente? Como assim?
Um relacionamento que pode
nunca ter fim. Ou pode sim.
Depende unicamente de você esta decisão e atitude.
Fonte: administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário