SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SAMU Regional realiza encontro em Embu das Artes


Title #0



No dia 5/12, aconteceu o I Encontro Regional de Urgência e Emergência do SAMU Regional de Embu das Artes, no Ginásio Poliesportivo Valdelice Prass, Pq. Pirajuçara, com a presença de mais de 60 profissionais de atendimento hospitalar e da saúde.


Durante o encontro, foram ministradas as palestras: “O papel da regulação médica no Samu”, com o coordenador geral e médico do SAMU de Embu das Artes, Antônio Onimaru, que explicou como funciona o serviço; “SAMU Regional”, sobre o regimento do SAMU, com a coordenadora de Enfermagem do SAMU da cidade, Maria Mercedes Machado, e a palestra “Segurança do Paciente em Atendimento Pré-Hospitalar” (APH) com o enfermeiro Ricardo Mendes, coordenador do Núcleo de APH da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) e membro do Grupo Segurança e Tecnologia (SegTec) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que falou sobre como cuidar da segurança do paciente.
“Foi muito gratificante ver que todos gostaram muito do encontro. É rico trocar essas experiências, queremos fazer ao menos a cada três meses”, disse Onimaru. Participaram também a Força Tarefa Brasileira, que serve de apoio para os órgãos de defesa civil em situações de desastres e calamidades públicas, as concessionárias SPMar (Rodonel Sul) e Arteris (Rodovia Régis Bittencout), a Defesa Civil de Guarulhos, a Escola de Bombeiros Civil do Estado de São Paulo, Maria Júlia Barbosa de Moraes, assessora técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, além de profissionais dos Pronto-Socorros do Centro e do Vazame.

 Title #0

Para Kleber Feitosa, técnico em enfermagem e responsável pelo curso de treinamento do Núcleo de Educação Permanente (NEP – onde são feitos os cursos de reciclagem dos socorristas e dos profissionais de ambulatório), “nesses eventos, colocamos o que é o SAMU e mostramos como atender aos pacientes.”

Outros encontros já estão sendo estudados para 2014. O ingresso para assistir as palestras foi um quilo de alimento não perecível que foi doado para a campanha Natal sem Fome do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário