SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Almeja uma carreira bem-sucedida? Então, tome nota!





Perceba, as pessoas bem sucedidas estão sempre dispostas a se relacionarem, são mais abertas a receber feedback, promover mudanças comportamentais e fazer novos amigos com mais facilidade. Comunicar-se com o mundo é o grande diferencial do profissional contemporâneo.


Mas, para chegar a esse patamar é preciso trabalhar três pontos importantes. São eles: Automotivação, autoconhecimento e autoconfiança. 

São questões que para a maioria das pessoas, a primeira vista, podem parecer complexas ou difíceis de serem administradas. Isso porque mexe nos “porões”, ou seja, traz a tona questões que muitas vezes queremos ocultar de nós mesmos. Seria importante compreender:

Automotivação – Veja, uma pessoa capaz de se automotivar, por exemplo, não fica na dependência de pessoas ou fatores externos para empregar energia as suas iniciativas. Torna-se mais autônoma e acredita em seu potencial de realização. Não reclama, pois sabe que a queixa não é legitima, quando tem vontade de realizar algo, vai e faz.

Autoconhecimento – Penso que o caminho a se percorrer rumo ao autoconhecimento é, inegavelmente, o mais difícil que o ser humano dever perfazer. Explico. Imagine-se no papel de um detetive investigando um caso complexo, misterioso e cheio de pistas, imaginou? 
Bem, a complexidade da vida nós é quem criamos; o mistério é o que ocultamos de nós mesmos; as pistas são os padrões repetitivos, os vícios e as resistências.
Para filósofos como Platão, Spinoza e o pai da psicanálise Freud o autoconhecimento é uma conquista ou realização do indivíduo e elucida e liberta. Dica: Vale se aprofundar no assunto.


Autoconfiança – Tornar-se autoconfiante é obter apoio das outras pessoas para que sua vitória se torne possível. E como fazemos isso? Aprimorando-se como ser humano. Sendo alguém em quem você mesmo confiaria para: casar-se, cuidar dos filhos, cuidar de uma empresa, conduzir uma reunião de negócios, vigiar o arroz para não queimar... Ou seja, pergunte-se – Posso confiar em mim mesmo para obter determinada responsabilidade?
Caso se julgue incapaz, e acredito nisso, dificilmente encontrará pessoas para dizer o contrario.

Um profissional atraente para as empresas é focado, motivado e engajado, mas também um ser humano inteiro, ou seja, alguém mais aberto para as relações interpessoais, que consegue separar vida pessoal e profissional, trabalha bem em equipe e, sobretudo, um indivíduo que sabe aonde quer chegar.

Para quem realmente almeja construir uma carreira de sucesso precisa ter humildade, saber expor suas ideias de forma clara e objetiva ter comprometimento.

Há uma frase de Doménico Cieri, escritor mexicano da década de 1950 que traduz bem o que acontece quando nos comprometemos: “Umas das surpresas mais agradáveis que podemos encontrar ao nos comprometer totalmente com algum projeto específico é que surgem forças e oportunidades que não houvéramos imaginado até então.”
Por este motivo, pois, que precisamos nos esforçar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário