SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Papa João Paulo II: o carisma que uniu pessoas



Saber lidar com as diferenças e neutralizar de maneira pacífica conflitos são habilidades intrínsecas aos bons líderes. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil se chegar a um denominador comum: é preciso dialogar, argumentar e até mesmo ceder ou mudar atitudes. Estas e outras ações marcaram a trajetória do ex-líder da Igreja Católica, o papa João Paulo II, que se configurou como uma das personalidades mais importantes do século XX.


João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920 na Polônia sob o nome Karol Józef Wojtyła. Ele, que perdeu os pais e o irmão ainda jovem, chegou a escapar de ser preso da prisão pelas forças nazistas em plena 2ª guerra mundial. Wojtyła foi ordenado sacerdote em 1946, chegando aos cargos de bispo e, em seguida, de cardeal. Foi eleito papa em 1978 - ocasião em que adotou o título João Paulo II -, aos 58 anos, sendo um dos clérigos mais jovens a ocupar o posto.

Durante o papado, João Paulo II foi considerado o “papa para a juventude” por suas iniciativas para aproximar os jovens da fé religiosa. Além disso, contribuiu para a melhoria do relacionamento da Igreja Católica com várias outras religiões como o judaísmo, a Comunhão Anglicana, o Islã, o luteranismo e a Igreja Ortodoxa. Inclusive, travou diálogos com o budismo, por meio do Dalai Lama Tenzin Gyatso, que chegou a visitá-lo oito vezes.


O papa também tinha influência na relação com os governos e ajudou a evitar uma guerra entre Argentina e Chile. Os países, que disputavam o Canal de Beagle, receberam um emissário pessoal do papa e recorreram ao auxílio do líder religioso, o que culminou na assinatura do Tratado de Paz e Amizade - documento que selou a paz entre as nações.

Além disso, a influência de João Paulo II é tida como fundamental para a queda do regime comunista em boa parte da Europa. Ele manteve comunicação com os presidentes Ronald Reagan (Estados Unidos) e Mikhail Gorbachev (União Soviética). O primeiro teve apoio do papa para combater o comunismo e o segundo utilizou medidas que culminaram no fim do regime nos estados soviéticos - o que acarretou, posteriormente, na extinção da própria União Soviética.

Apesar de sua influência, João Paulo II, como qualquer outro líder, não agradava a todos. Além de ter recebido críticas devido a alguns de seus posicionamentos, como a sua visão contrária à contracepção e à ordenação feminina, ele sofreu duas tentativas de assassinato durante o seu papado. A primeira ocorreu em 13 de maio de 1981, enquanto entrava na Praça São Pedro para discursar, quando foi baleado na região abdominal por um atirador turco. Em 12 de maio de 1982 ele sofreu outra ameaça, quando estava em Fátima, Portugal. Dessa vez um homem armado com uma baioneta tentou esfaqueá-lo.

João Paulo II, que visitou durante os 26 anos do seu pontificado 129 países, podia se comunicar em 13 idiomas. Depois de sofrer com a doença de Parkinson por mais de uma década, o pontífice morreu em 2 de abril de 2005, dias antes de completar 85 anos. Seus feitos, incluindo milagres atribuídos a ele, fizeram com que seis anos após sua morte, em 1° de maio de 2011, fosse proclamado beato pelo seu sucessor, papa Bento XVI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário