SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Itapecerica da Serra sofre com problemas de trânsito



A inauguração do Itapecerica Shopping, na última terça-feira, 22, tem causado insegurança entre os moradores e lojistas da região, sobre o impacto do centro comercial no trânsito da cidade. Com mais de 150 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 60 mil veículos- segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) -, Itapecerica perdeu o status de cidade do interior e precisa seguir o ritmo do crescimento. 


Para isso, o município vem passando por mudanças na engenharia de tráfego,o que tem causado divergências de opiniões sobre a positividade deste processo. Alguns moradores destacam o empreendimento comercial como o maior culpado pelo excesso de congestionamento, enquanto outros enfatizam que houve melhorias nas vias e a importância do progresso da cidade.

A pedagoga Vera Conceição, 47, se posicionada contrária às mudanças que shopping promoveu nos arredores e classifica a situação como caótica. “Acredito que dentro de alguns dias a situação ficará ainda pior, pois o fluxo de pessoas vindo para o centro de Itapecerica vai aumentar e, com isso, o número de carros também”, afirmou.

Já o empresário Rodrigo Vieira, 37, dono de uma frota de transporte escolar, destacou a melhoria pela qual a cidade vem passando e a importância do seu crescimento. “Ainda não acharam a solução para desafogar o trânsito, mas é visível que estão tentando. A cidade está em processo de transformação e isso é benéfico para todos”, contou o empresário que percorre as ruas do centro nos horários de maior tráfego de veículos. 

Uma das maiores mudanças promovidas nas vias foi a alteração do sentido da rua Major Telles. No início provocou confusão para os motoristas e comerciantes, mas a adaptação está sendo rápida, conforme destacou a gerente de loja Fabiana Guedes, 28. “Desafogou bastante o centro, pois agora existem várias opções para sair”, e completou “com a vinda do shopping os lojistas só tem a ganhar, pois receberemos pessoas de várias regiões, procurando assim por bom atendimento e preços”.

Mesmo com as vantagens econômicas e o giro de capital que o shopping trará para a região, sanar os problemas de congestionamento gerados no centro de Itapecerica ainda é o maior desafio para os responsáveis pelo município.


Para o Secretário de Segurança doTrânsito e Transporte de Itapecerica da Serra, Cléber Bernardes, o Shopping colaborou para uma tomada de atitude e reformulação da engenharia de tráfego da cidade. “No momento o retorno parece ser positivo, mas os resultados só poderão ser mensurados após o funcionamento total das lojas em datas comemorativas e finais de semana”,explica Bernardes. “Sabíamos do impacto que o shopping traria para o trânsito. Para tanto, nos preparamos e as ações estão em fase de teste. Por isso Itapecerica ainda não sentiu os resultados”, completa.
O secretário reforçou ainda a importância do centro comercialem Itapecerica da Serra para geração de renda e a circulação do PIB da cidade e destacou o compromisso da secretaria com as obras de trânsito na cidade. “Esse empenho com o trânsito de Itapecerica é uma obrigação moral para com a nossa cidade”, finaliza Bernardes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário