SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Itapecerica reabre Major Telles e “inaugura” acesso ao Parque Paraíso

acesso

O trânsito central de Itapecerica da Serra passa por mais três alterações no início desta semana. A avenida Major Telles será reaberta (do centro ao bairro) até o trecho que compreende a rua Victor Manzini, que se tornou mão dupla. No farol do Bandeira, além da direita ser desobstruída, ao invés dos motoristas, precisarem dar a volta para chegar ao centro, agora podem acessar a região central
por meio da avenida (já que anteriormente era mão única), a inversão de mão aconteceu na manhã desta segunda-feira (14). Outra novidade é a abertura da rua Ary Batalha, na Rodovia Salvador de Leone. O acesso de 30 metros e já recapeado levará os motoristas até a avenida Nove de Julho no bairro Parque Paraíso.

As alterações têm caráter experimental, segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Cleber Bernardes em entrevista na manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro. Segundo ele, o objetivo é garantir a fluidez no tráfego “para que o trânsito da cidade não fique mais exaustivo e caótico” e ainda aliviar o impacto com a inauguração do Itapecerica Shopping, previsto para o dia 22 de outubro. Ele esclareceu que novos testes serão feitos na avenida Major Telles e que em nenhum momento, ele ou o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco voltaram atrás da decisão de torná-la um calçadão.

“O que aconteceu é que a primeira mudança desagrou alguns comerciantes, mas por outro lado, motoristas informaram que o trânsito fluiu bastante. Como a ideia não é de forma alguma prejudicar ninguém e nem o gerador de emprego que é o comerciante e sim zelar pelo interesse e bem comum de todos: abrimos a Major Telles para o consumidor. O trânsito de passagem continua de acordo com as alterações que já foram feitas”, explicou.
De acordo com Bernardes as ruas do centro serão destinadas apenas para o trânsito de passagem. “Acredito que essas alterações vão dar outra cara para o trânsito da cidade. Acabar é difícil, mas temos que tentar desenvolver dispositivos para melhorá-lo”, afirmou.

cleber

O secretário avaliou as mudanças anteriores como positivas. “Encontramos certa resistência, não de disputa dos comerciantes da Major Telles. O usuário de trânsito tem elogiado bastante”, disse. Ele afirmou que não haverá mais mudanças, talvez alterações. Também recebeu elogios as alterações dos pontos de ônibus das linhas que cruzam o farol do Bandeira. 

“Para os usuários foi de suma importância, porque formava uma caixa de trânsito grande ali no Bandeira. Conversando com usuários e estudantes. Eles afirmavam que depois de pegar o ônibus ficavam mais 10, 20 minutos parados no ponto. Eles entenderam que foi melhor”, pontuou.

Em relação à carga e descarga dos comércios, Cleber afirmou que pretende regularizar. Ele pediu a colaboração dos comerciantes e disse que não quer tomar medidas autoritárias, por isso quer ouvir a opinião deles. “Mesmo que seja os caminhões vulgues não dá pra deixar aleatoriamente os horários de carga e descarga no centro expandido. Precisa ter horário específico”, observou.

Bernardes também comentou sobre as multas aplicadas em motoristas após as mudanças. Ele disse que não é multado porque existe essa orientação, mas sim por ter desrespeitado a lei de trânsito. “Ninguém é multado a toa. As mudanças são orientadas pelos agentes e também por placas. Teve agente que quase foi atropelado”, finalizou.

Visual dos pontos

O secretário, Cleber Bernardes adiantou à reportagem que estuda projeto em parceria com uma empresa, ainda não divulgada, sem custos para a prefeitura, a fim de melhorar o visual dos pontos de ônibus da cidade, mantendo o mesmo padrão. “Esteticamente, ele ficaria mais limpo, colorido, iluminado e teria vidros transparentes”, contou. O projeto piloto deve ser feito no centro em breve, segundo ele.



Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário