SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Recorra ao aprendizado contínuo para vencer



O quão importante é o conhecimento para o seu sucesso profissional? O que você pode fazer para se manter atualizado? No mundo em que vivemos, tudo muda muito rapidamente e se manter informado deixou de ser uma opção, para se tornar uma exigência para todos aqueles que desejam sucesso em suas carreiras.

Estudos realizados em todo o mundo têm demonstrado que mais empresas estão movendo-se em direção a um ambiente de aprendizagem contínua. A colaboração entre organizações e universidades está resultando em uma maior aceitação de aprendizagem constante.

As empresas de sucesso são as consideradas organizações inteligentes que têm a característica de aprender a aproveitar o potencial da atual geração de trabalhadores, que são incentivados a se tornarem aprendizes voluntários. Esses funcionários são treinados a pensar estrategicamente, a contribuir para o sucesso organizacional, aumentando os seus ganhos à medida que contribuem para o crescimento do lucro da corporação.

O comportamento do trabalhador na organização dos dias atuais assemelha-se ao do aluno em sala de aula que precisa adquirir novos conhecimentos todos os dias, se desejar aprovação. Neste contexto, o líder deve estar comprometido com o sucesso do liderado, incentivando-o e o apoiando para enfrentar os desafios de suas funções.

Na busca de uma carreira de sucesso, o profissional deve continuar buscando o conhecimento mesmo após a conclusão de um programa de graduação. As pessoas precisam entender que no passado valia a formação (o diploma), atualmente é a soma de formação e informação.

Dependendo da área de atuação, sem as duas coisas o profissional dificilmente encontrará uma boa colocação. Imagine, por exemplo, uma pessoa que atue na área tecnológica, onde o saber é condição sine qua non para o sucesso. Sem desenvolver continuamente o conhecimento, dificilmente a pessoa obterá sucesso como profissional de TI. Não é verdade?

No entanto, independente da área de atuação, todo aquele que busca o sucesso em sua carreira, não deve afastar-se da sala de aula, bibliotecas, serviços de coache, cursos de aperfeiçoamento e tudo mais que possa lapidar o conhecimento e garantir crescimento constante.

É preciso levar em conta que somente o conhecimento profissional adquirido no dia a dia e no campo de atuação, dará verdadeiro suporte a uma carreira de sucesso. Neste contexto, aquele que está em início de carreira poderá, por exemplo, buscar estágio ou emprego em associações de representação de classes, conselhos, agências reguladoras etc. Pois, esse tipo de organização costuma proporcionar importante contribuição para o desenvolvimento profissional, já que quase sempre compatibiliza experiência empírica e científica em seu ramo de atuação.

A aprendizagem contínua é utilizada pelo funcionário para melhorar a sua condição atual e garantir um futuro melhor para si e seu empregador. Incentivar a competitividade melhora os lucros para a instituição e otimiza os dividendos para os acionistas. Neste sentido, para que todos ganhem em uma relação de aprimoramento profissional com assimilação constante de novos conceitos, é importante que os empregados e os empregadores, conheçam as suas responsabilidades e encontrem caminhos que sejam pavimentados pelo diálogo, bom senso e inteligência.


Fonte: rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário