SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Avaliação de Desempenho



A Avaliação de Desempenho tem o papel de medir a performance e as potencialidades do funcionário. Trata-se de uma avaliação ordenada e sistemática, realizada pelas lideranças ou outros superiores hierárquicos que possuam conhecimento sobre as rotinas de trabalho. Ela é definida como um processo que tem por finalidade mensurar objetivamente o desempenho e prover aos funcionários informações sobre a sua atuação, de forma que possam aprimorá-las sem torna-los dependentes para realizar suas atividades.
Para Carvalho (2000), a avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas com a finalidade de obter dados e elementos sobre o comportamento profissional do funcionário a ser avaliado durante o seu desempenho nas atividades de trabalho. Entretanto, quando posta em prática, a avaliação de desempenho, tanto em relação à aplicação quanto à avaliação, deve ser muito bem esquematizada em quanto a sua forma.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Através da avaliação de desempenho é possível alinhar as metas, as perspectivas e os costumes da organização às funções de cada funcionário. A empresa deve analisar quais habilidades e competências são necessárias para cada cargo, pois, é através da avaliação de desempenho que a empresa adquire um mapa com as habilidades e competências de cada funcionário.
Os dados obtidos na avaliação de desempenho podem ser utilizados pela empresa em processos de crescimento horizontal, bem como estabelecer treinamentos, remuneração variável e plano de carreira. Além disso, pode ser útil para o funcionário que terá a oportunidade de se autoconhecer, podendo assim, trabalhar os seus pontos fracos e investir em sua carreira e tornar-se um talento para a empresa e para o mercado.
A avaliação de desempenho deve ser bem elaborada, para que a empresa consiga extrair os pontos mais importantes e relevantes do desempenho do funcionário. É importante que a avaliação seja realizada por um superior que acompanhe diretamente as atividades do colaborador para que o funcionário não sofra prejuízos, injustiças ou até mesmo favorecimentos. A avaliação deve ser realizada com franqueza, para que os dados extraídos sejam reais.
OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Existem diversos métodos de se avaliar o desempenho de um colaborador, cabe à empresa avaliar qual o método mais eficaz e que atenda as necessidades da empresa.
Método de Escala Gráfica: É o método mais utilizado, e, é também o método mais simples. É utilizado um formulário onde as linhas representam os fatores de avaliação e as colunas os graus de avaliação dos fatores.
Vantagens desse método.
- Fácil entendimento.
- Permite uma visão resumida dos fatores de avaliação.
- Demanda pouco trabalho para o avaliador.
Desvantagens desse método.
- Não permite flexibilidade ao avaliador, que acaba se ajustando ao instrumento e não ao perfil do avaliado.
- Tende a rotinizar e bitolar os resultados.
- É passível de interferências pessoais dos avaliadores.
Método da Escolha Forçada: Esse método é bastante antigo, pois foi utilizado para a escolha de oficiais a serem promovidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Após experimentos, esse método teve resultados satisfatórios e começou a ser utilizado por empresas.
Esse método avalia o desempenho dos indivíduos por meio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipo de desempenho individual. Consiste em um conjunto de frases que contém sentenças positivas e negativas. Dentre essas sentenças, o avaliador escolhe a que menos se aplica e a que mais de aplica ao avaliado.
Vantagens desse método:
- Elimina o efeito de hallo, pois os resultados obtidos através desse método são mais confiáveis e livres de influências subjetivas.
- A aplicação do método é simples.
Desvantagens desse método:
- Exige um planejamento muito cuidadoso e esse método é muito demorado, sendo sua elaboração dotada de complexidade.
- É limitado, pois aponta apenas funcionários bons, médios e fracos, sem maiores informações.
- O avaliador acaba, ao final da avaliação, sem ter resultado algum sobre os funcionários avaliados.
Método de Auto Avaliação: Nesse método, o funcionário é convidado a fazer a descrever suas características, qualidades, habilidades, competências, ou seja, sobre seu desempenho no período.
Pesquisa de Campo: Consiste em um método mais completo, pois através dele os funcionários são avaliados pelo superior, que contará com a assessoria de um especialista em Avaliação de Desempenho.
Vantagens desse método.
- Proporciona ao supervisor uma visão sistêmica dos cargos sob sua responsabilidade, pois além das atividades desempenhadas no cargo, é possível analisar as habilidades e competências necessárias para desempenhar as funções do cargo.
- O supervisor recebe treinamento por parte do especialista no que se refere à avaliação de pessoal.
Desvantagens desse método:
- Custo elevado devido à participação de um especialista.
- Processo demorado, devido à entrevista que deve ser feita um a um com os supervisores sobre cada funcionário.
Método da Comparação aos Pares: Esse método compara os funcionários dois a dois e anota-se o funcionário que tenha o melhor desempenho. O formulário apresenta diversas páginas e cada página contempla um fator de desempenho. Esse método é aconselhado apenas quando não for possível utilizar outro método.
Método das Frases Descritivas: Esse método não exige que obrigatoriamente uma frase seja escolhida. Esse é o principal ponto de diferenciação entre o método de escolha forçada.
Método da Distribuição Forçada: Através desse método os funcionários serão comparados com base em seu desempenho. Serão submetidos e ordenados a uma escala com classificações de melhor à pior.
Métodos Mistos: Trata-se de uma mistura de métodos, e, é bem comum em organizações maiores que possuem uma complexidade de cargos.
Método de Avaliação por Resultado: Esse método tem por objetivo comparar os resultados definidos para cada funcionário com os resultados alcançados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A avaliação de desempenho traz benefícios consideráveis para as empresas como realinhamento de metas. Busca a qualificação dos colaboradores e todos esses atributos são em função do crescimento da organização. É importante que a empresa escolha o método que melhor irá avaliar o desempenho de seus colaboradores e que melhor contribuirá para a análise das necessidades da empresa. A avaliação de desempenho deve ser elaborada de forma cuidadosa e efetiva, buscando sempre avaliar seus colaboradores de forma franca minimizando qualquer tipo de injustiça, prejuízos e favorecimentos.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário