SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Câmara acata denúncia que pede o afastamento do prefeito Evilásio



O plenário da Câmara Municipal estava com o quórum mínimo para a abertura da sessão extraordinária, apenas sete vereadores participaram dos trabalhos na tarde desta quinta-feira, dia 6. Com cinco votos favoráveis e um contrário, o Legislativo acatou a denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Evilásio Farias. Uma comissão irá avaliar as possíveis irregularidades e pode pedir o afastamento do prefeito já na próxima semana.

O documento aprovado diz que o prefeito Evilásio “vem reiteradamente confiscando o desconto em folha de pagamento e não repassando os valores descontados à TaboãoPrev, configurando, desta forma, apropriação indébita com graves reflexos para o conjunto do funcionalismo”.
Segundo o vereador Paulo Félix, a prefeitura não repassa os valores para a TaboãoPrev, autarquia responsável pela aposentadoria do funcionalismo municipal, há quatro meses, um débito de aproximadamente R$ 16 milhões. “O prefeito está cometendo um crime, não é apenas infração política-administrativa. Ele gastou esse dinheiro, que é do servidor, para pagar fornecedores, sei lá mais o que”, disse.

A TaboãoPrev enviou um ofício para a Câmara Municipal dizendo que “estamos realizando o encontro de contas entre as mencionadas partes para apurar eventuais créditos e débitos. Ressaltamos que assim que concluída a operação, seus resultados serão encaminhados a essa Câmara Municipal”. O documento é assinado pelo superintendente Josué Ferreira e pelos diretores Marcos Baraldi e Eliana Bendini.

O vereador Cido não gostou do teor do documento e chamou a TaboãoPrev de imprudente e pediu uma auditoria na autarquia. “Esse dinheiro pertence ao funcionalismo, a diretoria da TaboãoPrev tem que trabalhar em favor dos funcionários e não contra eles. É uma pena o que está acontecendo, o prefeito sai do governo deixando um gosto amargo. Só com a Iacta, Viva Ambiental e TaboãoPrev, a dívida chega a R$ 50 milhões”, afirmou.

Um outro ofício, desta vez enviado pela secretária municipal da fazenda, Rosana Maciel de Oliveira, diz que “já existe um encontro de contas entre a Administração e aquela Autarquia para promoção do equilíbrio entre débitos e créditos, visto que existem pendências da TaboãoPrev com a Prefeitura em relação ao auxílio-doença”.

Votação

A sessão marcada para começar às 15h teve quase uma hora de atraso. Apenas sete vereadores participaram: Paulo Félix, Olívio Nóbrega, Cido, Leda Pagliarin, Tales Franco, Macário e Valdevan Noventa. O documento entrou em votação às 17h e recebeu cinco votos favoráveis, apenas o vereador Noventa foi contra e Macário, como é presidente, só vota em caso de empate.

Após a votação, os vereadores realizaram uma reunião para definir a formação da comissão que irá avaliar as denúncias contra Evilásio. O vereador Paulo Félix será o presidente, Cido, o vice e Tales Franco, membro. Segundo informações apuradas pelo Portal, a comissão deve sugerir ao plenário o afastamento de Evilásio na próxima semana. Uma sessão extraordinária foi marcada para o dia 11, às 16h, antes da sessão ordinária, que começa às 18h.

Os vereadores Wagner Eckstein, Aprígio, Alexandre Depieri, Fausta, Alberto Queiroz e Walter Paulo não compareceram a sessão extraordinária.

Fonte: O Taboanense

Nenhum comentário:

Postar um comentário