SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Equilíbrio emocional, como anda o seu?



Não é fácil manter o equilíbrio, mas precisamos buscar a relação de tudo o que vivemos para sermos mais felizes. E quando buscamos a felicidade plena, às vezes, nos esquecemos de fazer o básico. Não dá para focar só o lado profissional como também só o lado pessoal, o "equilíbrio" tem que fazer parte disso, caso contrário alguma das partes ficará descoberta. Vamos resgatar os princípios básicos da pirâmide de Maslow, psicólogo que desenvolveu a teoria da motivação, mostrando as necessidades do ser humano.
Iniciamos com as necessidades fisiológicas. Por mais básicas que sejam, muitas vezes, esquecemo-nos de fazê-las, de respeitá-las. Estamos falando sim de fatores como comida, bebida, sono, repouso que formam a base da pirâmide e que sem ela a sustentação pode ficar comprometida. Você anda se alimentando de maneira equilibrada, comendo devagar, apreciando o sabor da comida ou está engolindo tudo inteiro, de forma rápida fazendo e seu estômago sofrer durante a digestão? Alguns autores defendem que o sexo é uma necessidade fisiológica e o incluem na base da pirâmide. Já outros autores não concordam e acreditam que o sexo está na terceira fase da pirâmide. Respeito a opinião de cada um, mas não vamos entrar em discussão nesse artigo e deixemos essa decisão para o livre arbítrio de cada leitor.
A segunda parte são as necessidades de segurança, pois depois de formarmos uma base com as necessidades fisiológicas é natural do ser humano buscar a segurança, ou seja, algum tipo de proteção contra ameaças ou privações, sejam elas de violência, saúde e recursos financeiros. O interessante é que a busca pela segurança aparece após o suprimento das necessidades fisiológicas.
Já nas necessidades de amor e de relacionamento o ser humano busca a associação, a participação. Quer ser aceito pela sociedade e pelos amigos, pensa em ter amor e afeto da sua família. É muito importante essa fase, pois a família é o porto seguro das pessoas e temos que cuidar dela com muito amor e carinho.
A necessidade de estima e de ego envolve a auto apreciação, a autoconfiança, o reconhecimento, a necessidade de aprovação social e de respeito, o prestígio e a consideração, além de confiança perante o mundo, a independência e a autonomia. É o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos.
E por último, surgem as necessidades de auto realização, são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente, ser mais criativo, espontâneo, moral. Ou seja, é o resultado final da pirâmide, a consequência e é aqui você tem o resultado de suas metas. Chegar a essa fase é atingir seus objetivos.
Não somos perfeitos, por isso necessitamos encontrar o equilíbrio emocional para conseguir passar cada uma dessas fases, uma hora ele vai pender para um lado, outras vezes para outro, mas o importante é não se esquecer de colocar todos os itens na balança, pois o que normalmente acontece é esquecemos que alguns farão falta ou refletirão no futuro se mal aplicados. É importante saber lidar com as emoções, controlar as nossas ações e usar a razão de maneira adequada, sem ferir ou machucar as pessoas, entender o sentimento dos outros e não nos deixar contaminar por eles. Não existe o segredo para isso, mas a resposta está dentro de cada um.
"Aceitar-se como ser humano cheio de limites e fraquezas é acima de tudo, sinal de equilíbrio, paz consigo mesmo e felicidade". (Fábio de Mello)
E você, refletiu sobre o assunto? Como está o seu equilíbrio emocional?

Fonte: rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário