SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A pujança das micro e pequenas empresas



Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A nova secretaria cuidará dos programas de incentivo, qualificação e promoção da competitividade e inovação das empresas, além de estimular a participação do setor na exportação.
A MPE é um segmento estratégico para o governo e, sendo estratégico, é fundamental para sustentabilidade da economia e geração de empregos. O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, possui aproximadamente seis milhões de micro e pequenas empresas de acordo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No entanto, por falta de gestão profissional, muitas MPEs fecham as portas nos primeiros anos de vida. E entre as razões pelas quais elas encerram suas atividades antes da hora esta justamente na falta de gestão, talvez por isso em pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) 64% dos empregadores declararam que preferem o profissional com registro nos Conselho Regionais de Administração (CRAs) para o exercício de funções gerenciais. Pois são pessoas que possuem habilidades e competências técnicas para gerir negócios.
Um setor pujante que, segundo IBGE é responsável por 60% dos 94 milhões de empregos no país não poderia ficar sem um interlocutor no governo federal. Pensando nisso o Sistema CFA/CRAs saiu na frente e já realizou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que visa a capacitação de administradores para atuarem como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas sobre gestão empresarial.
Esperamos que essa iniciativa seja aprovada também no Senado Federal e logo sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff, pois o país precisa de ações voltadas exclusivamente para as MPEs e com isso fortalecer ainda mais o setor que é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário