SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 17 de abril de 2012

Liderança.Saiba em qual modelo se aplica à você .



Cada ser humano possui uma personalidade diferente uma da outra. Isso faz com que exista no meio organizacional diferentes tipos de lideres. No qual cada um se destaca por um determinado traço de sua personalidade. Sendo assim, quatro tipos se destacam atualmente nas grandes empresas. O racional, sensítivo, cuidadoso e, o experimental.

Dentro destes perfis existêm perguntas que definem como é o seu comportamento do líder perante situações do cotidiano de uma empresa, como: planejamento e execução de projetos, controle de finanças, produção, logística. Enfim todas as responsabilidades de administrar uma empresa.
Por que viabilizar este projeto? Com este questionamento o líder racional consegue analizar e avaliar, quanto será necessário dispôr para a realização de tal projeto. Desta forma ele entende dentro da sua percepção pessoal, como esta decisão influênciará futuramente na sua empresa em termos de produtividade e rentabilidade. Cabe ressaltar que este líder é extremamente cálculista.
Em contra partida ao racional temos o líder sensítivo. Ele se preocupa no sentido de - quem realizará o projeto? Ele é uma pessoa muito tranquila, é extremamente comunicativo com seus subordinados, procura acompanhar e saber como esta a vida pessoal de sua equipe, desta maneira ele tem adimiração do grande grupo. Porque se envolve emocionalmente com os problemas pessoias de seus colaboradores. Este excesso de intimidade pode prejudicial em certas situações. Assim mesmo seu foco principal é gerir pessoas.
Existe também o líder cuidadoso, ele esta sempre preocupado com o que possa prejudicar sua posição, é muito exigente e disciplinador com seus subordinados. Para este líder, tudo deve seguir um padrão de organização, assim ele se protege de qualquer contratempo futuro. O líder cuidadoso sempre tem um planejamento, o que lhe propícia visualizar qual métodologia ele irá aplicar em determinado momento.
E por último, mas não menos importante, temos o líder experimental. Este líder é digamos meio empreendedor, sua principal característica é a criação, ele busca especular a sua volta, saber o que acontece entre os setores. Ele interfere em diferentes assuntos, é muito opinitativo esta sempre ligado em tudo. É um idealizador.
Se fossemos destacar cada líder em uma palavra seria: planejar, conduzir, fazer e idealizar. Pode-se vizualizar claramente alguns princípio da administração e também algumas competência que um gestor(líder) deve possuir.
Podemos resumir estes quatro modelos de liderança como um diferencial. Cada líder com seus dons pessoais. Visando o contexto coletivo de uma equipe. Assim cosegue-se utilizar estas características positivamento no ambiente organizacional, sendo muito produtivo para o crescimento não só da empresa, mas também para todas as pessoas que a compõem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário