Menos de uma semana após os supermercados do Estado de São Paulo deixarem de fornecer definitivamente sacolas plásticas gratuitas para os consumidores, o hipermercado Extra, na região central de Taboão da Serra teve dezenas de cestinhas levadas do estabelecimento por clientes, depois do anúncio da nova legislação.
“Os próprios clientes levaram e o mercado não vai mais fornecer”, disse um funcionário. A reportagem não conseguiu falar com assessoria de comunicação do estabelecimento e preserva o nome dos colaboradores. “Infelizmente, o ‘jeitinho brasileiro’ está presente até quando a iniciativa é para o bem comum”, diz um repositor.
A medida entrou em vigor no dia 25 de janeiro, durando apenas oito dias. À época, após protestos, a Associação Paulista de Supermercados (Apas), o Ministério Público Estadual e o Procon-SP firmaram acordo para que as sacolas plásticas fossem fornecidas por mais 60 dias. Prazo acabou na última quarta, 04/04.
A reportagem procurou pela Central de Atendimento ao Cliente (CAC) do hipermercado, onde confirmou a informação. “Eles (consumidores) levaram todas assim que o mercado avisou que não mais forneceria as sacolinhas”, disse uma atendente que afirmou também que o estabelecimento não fará a reposição das cestinhas.
A funcionária não disse quantas unidades foram levadas, nem o prejuízo gerado ao estabelecimento, mas alguns clientes já se sentem prejudicados com a ação. “Agora tenho que carregar as compras nas mãos até o caixa. Não vou usar um carrinho quando tiver de comprar apenas alguns itens”, disse a dona de casa Alice Santos, 38.
Já a assistente administrativo Camila Silva, 23, moradora do Jardim da Glória, vizinho ao hipermercado, cita a filosofia de vida do povo japonês como exemplo para o caso. “Isso com certeza não aconteceria se fosse em um país civilizado e de gente honesta como no Japão”, comparou. “O brasileiro precisa, sim, é tomar vergonha na cara”, criticou.
Fonte: Jornal Na Net
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