SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desapegar para crescer



Você se lembra da sua fase "é meu, é minha!"? Acredito que não, afinal ela se manifestou quando você tinha por volta de dois a quatro anos de idade. É aquela fase onde você quer os brinquedos dos amiguinhos, mas compartilhar o seu que é bom nada! :) E os coitados dos pais se desesperam e pensam que o filho ou filha é um egoísta, que não sabe dividir ou brincar. É ainda pior quando alguns desses anjinhos batem nas outras crianças para conseguir o que desejam. Nada que muita paciência, amor e claro, educação não resolvam com o tempo. Percebeu como é difícil praticar o desapego?

O apego emperra carreiras, dificulta o aprendizado e literalmente quebra empresas.
Agora pergunto: - Como você pode crescer na vida ou na empresa se não consegue se desvincular do que acha que é seu? Sim, acha por que na verdade pouca coisa nos pertence de fato.
Pratique o desapego ao cliente. Profissionais de vendas pensam e pior, muitos acreditam piamente, que o cliente é seu! Na verdade não é! É da empresa! Por isso se recusam a atualizar dados, preencher simples relatórios, inserir informações no CRM por que pensam que essas informações lhe pertencem. E assim vivendo essa relação com tanto apego deixam de compartilhar com empresa e colegas informações valiosíssimas que podiam em muito melhorar o seu desempenho.
Líderes verdadeiros praticam o desapego ao poder. Eles compartilham, delegam e sabem que sem uma boa equipe nada de bom se constrõe. A centralização em excesso torna a empresa lenta, burocrática, até mesmo mais "burra", pois é ingênuo pensar que só uma pessoa ou um pequeno grupo de iluminados conseguem controlar tudo à sua volta. O crescimento da empresa emperra e lentamente é sufocada e quando vêm a óbito, ao final em seu velório os apegados se perguntam: - Onde foi que erramos?
Profissionais de sucesso praticam o desapego a arrogância. Acreditam que tem sempre algo a aprender, sempre se lembram que o sucesso do passado, não é a garantia do sucesso do presente! Ao contrário se apegam a humildade, ao prazer em servir, de aprender. Sabem que estão perto do abismo quando acreditam que já viram ou sabem de tudo. Experiência é bom e ajuda em muito quando compartilhada.
Desapego ao sucesso! Que jogue a primeira pedra quem não leu livros com receitas para o sucesso? Revistas, blogs, twitters, sites de como conquistar o sucesso. Não se apegue ao sucesso a qualquer custo, pode ter certeza que o preço final é muito caro. Quanto vale o seu casamento, a sua família, a sua saúde ou a sua paz? Esqueça ter sucesso, apenas concentre-se, faça as coisas bem feitas, seja gentil com o próximo, duro e firme com aqueles que merecem e seja uma pessoa de sucesso. Sucesso é sempre consequência e a data para conquistar o sucesso é hoje! Seja hoje uma pessoa de sucesso. Como? Seja feliz com o que você é e tem neste momento. Projete e corra atrás dos seus sonhos, mas aproveite a jornada e não só o destino final.
Praticar o desapego é um ato de coragem! Mas é preciso desapegar para crescer, evoluir, curtir suas conquistas, compartilhar os seus méritos e ser livre em sua essência.

Mas a opção é sempre sua! O livre arbítrio existe e deve ser respeitado. Infelizmente para algumas pessoas a fase do "é meu, é minha" pode durar por toda a sua existência custe o que custar.


Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário