SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Concorrente Pirata ou Pirado?



Você está de olho em seu concorrente? Cuidado, ele também esta perdido!
Se todos os clientes que deixaram de comprar em sua academia fossem para o concorrente, que tamanho teria essa academia, mais ou menos o de um estádio de futebol?
E se todos os clientes que deixaram de comprar no concorrente fizessem matrícula em sua academia, você teria que fazer uma do tamanho de meio estádio?
Você acha que se não existissem outras academias no bairro sua vida seria mais fácil?
Concorrência por um único fator (preço) leva a extinção ou na melhor hipótese a mediocridade. Não caia em essa!
Um dos maiores desafios que um empresário pode enfrentar é o posicionamento mercadológico de seu negócio, misto de arte e ciência que determina o que, como, onde e por quanto vender algum produto ou serviço.
Na falta de posicionamento, todos copiam o que o outro fez, sem reparar que aquela academia já tinha problemas de venda, fidelização e comunicação (como quase todas).
Quando abordamos este assunto em um empreendimento comercial, devemos nos perguntar sistematicamente quem é o nosso consumidor, o que ele realmente deseja como ele quer consumir o que deseja, quando, de que forma, a que preço, com qual facilidade, etc.
Somente quando tivermos respondido a estas perguntas é que podemos começar a estruturar nossa proposta (carta de oferta) de produtos, serviços e preços.
Esta carta de oferta deve ser comunicada, sem complicações e na linguagem do cliente, levando em conta a resposta (toda oferta é uma resposta) que o cliente deseja a suas necessidades ou desejos.
Por outro lado, desenvolver uma estratégia de abordagem que integre os aspectos acima mencionados é importante para ter real sinergia nas suas ações.
Tudo o que fizermos terá a ver com nossa academia e nosso público, que pode ser completamente diferente de aquele que o concorrente esta explorando na sua própria academia e com seu próprio posicionamento (se ele tiver); Enfim, como o leitor pode perceber, o seu concorrente pode ser o último lugar para procurar solução para o seu negócio!

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário