SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

20 cursos para você escolher nas férias




Depois de um ano de provas, trabalhos e até ter enfrentado algumas disputas para vagas de estágio ou trainee, é ideal aproveitar estas férias para recarregar as baterias. Mas se você pretende investir um pouco do tempo deste início de ano, e até algum dinheiro, para começar a nova temporada de recrutamentos ainda mais preparado, saiba que há centenas de opções de cursos rápidos, entre janeiro e fevereiro, oferecidos por universidades e institutos de ensino. Veja abaixo os 20 tipos de cursos mais indicados para quem quer reforçar o currículo ou superar alguma dificuldade pessoal que pode prejudicar sua performance nos processos de seleção. Os especialistas recomendam essa preparação desde que não prejudique suas férias.

Veja a lista com os tipos de cursos, e clique em cada um para saber faixas de preços e onde se inscrever.
Circo e Teatro
Coaching - Gestão de carreiras
Criação de blogs e uso das redes sociais
Criatividade
Curso de conhecimentos gerais
Etiqueta Empresarial
Finanças pessoais
Fundamentos do Marketing
Gestão de Projetos em Negócios
Gestão do tempo
Gestão em marcas
Imersão em idiomas
Liderança
Negociação
Oratória
Pacote Microsoft Office
Questões ambientais e sustentabilidade
Raciocínio lógico
Redação empresarial
Técnica em Vendas
Comportamentais – A orientação dos especialistas é conciliar o curso escolhido com atividades mais divertidas e relacionadas ao período de férias. “Você pode se preparar e ainda praticar esporte, meditação, qualquer atividade para desestressar”, diz a professora Maria Roberta Almeida, coordenadora de MBA do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-RJ). Segundo ela uma preparação mais no clima de férias pode ser feita nos cursos comportamentais, como de teatro para os mais tímidos enfrentarem melhor as dinâmicas de grupo e entrevistas. Outra opção seria o aperfeiçoamento em idiomas com um programa de imersão, no qual o aluno pratica outra língua com um grupo em um local específico. Muitas dessas imersões são feitas durante um fim de semana em uma chácara, por exemplo.
Técnicos – A especialista em recrutamentos Iracema Andrade, diretora da Viva Talentos, diz que entre os candidatos nos processos de seleção os cursos de verão mais técnicos são os mais comuns, voltados para reforçar o currículo. Isso porque, segundo ela, quem faz os comportamentais acaba não informando nas fichas de inscrição. Iracema recomenda os cursos de férias “principalmente para quem já faz estágio e tem ainda menos tempo livre durante o ano para se preparar”. Para a consultora do grupo DMRH, Giuliana Hyppolito, um ponto positivo de quem dedica parte de suas férias ao aprendizado é demonstrar ao recrutador que está interessado e quer se desenvolver.
Centenas de cursos de férias – As universidades concentram a oferta de cursos de férias, geralmente com opções de caráter mais técnico. Entre as instituições com mais oferta, destacam-se a Universidade Estácio com 200 opções nos campi do Rio de Janeiro (RJ) e mais 68 em São Paulo (SP). A Fundação Getúlio Vargas tem 140 cursos nesse período, sendo que a maioria é online e ainda 21 deles gratuitos. Os demais, que exigem a presença, são oferecidos no Rio de Janeiro. Outra fonte de opções é a Escola Superior em Propaganda e Marketing (ESPM) que oferece 121 cursos de férias nas áreas de administração, criatividade, design, marketing e relações internacionais. De acordo com o coordenador desses cursos, Victor Trujilo, essa também é a chance de conviver com profissionais que já atuam no mercado, tanto professores como outros alunos. “Oportunidade de aumentar seu networking (rede de relacionamentos)”, diz.
Conheça também as oportunidades de cursos nas férias da Trevisan, Universidade São Judas Tadeu (USJT), Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário