SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O SONHO DO CONCURSO PÚBLICO




Cada dia mais pessoas buscam por vagas dentro do serviço público, uns pela comodidade da chamada "estabilidade", outros pelos excelentes salários recebidos, mas como dar conta de todo o conteúdo da prova, o especialista Rogerio Neiva tira esta duvida, nesta excelente materia a revista Epoca:


"Antes de tudo, é preciso ter cautela para não se tornar um refém dos editais e se inscrever em todos os cursos que vê pela frente. É preciso ter objetivos claros. Por isso, o primeiro passo é definir quais são os concursos que você quer prestar – e começar a estudar para eles, mesmo antes da divulgação do edital.

Feito isso, a dica é fazer um levantamento, com base nos editais atuais e anteriores, de quais são as matérias semelhantes entre todos esses concursos. Esse conteúdo comum irá compor o núcleo programático do seu plano de estudos – e que deve ser priorizado.
Em geral, língua portuguesa, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo e informática são as disciplinas mais frequentes em boa parte dos processos de seleção pública.

Definido esse núcleo, há duas propostas possíveis para viabilizar seu planejamento. Pelo método de estudo simultâneo, o candidato passa por todas as matérias ao longo da semana. Na proposta de estudo sucessivo, o concurseiro apenas começa a estudar uma disciplina após concluir o conteúdo de outra.

É possível adaptar esses dois métodos para conciliar o estudo das matérias comuns a todos os concursos escolhidos e das específicas de cada um deles. A primeira possibilidade é optar por um modelo puramente simultâneo e construir a grade de estudos de maneira a acoplar as disciplinas de todos os processos de seleção à sua rotina.

A segunda opção é adotar uma estratégia híbrida, recorrendo ao modelo simultâneo apenas para estudar as disciplinas comuns aos concursos e utilizando o método sucessivo para as específicas.

A terceira estratégia é estudar todas as matérias genéricas durante a semana e reservar algumas janelas para ir avançando nas específicas conforme a sequência dos concursos almejados."

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário