SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dicas simples para uma entrevista de trabalho perfeita



Se existe um momento em que a maioria das pessoas fica nervosa, ansiosa, ou cria grandes expectativas, isso acontece durante as entrevistas de trabalho. Mas não tem jeito. Para alcançar o emprego dos sonhos é preciso passar por elas. O ínicio de um novo ano chegou e a temporada de contratações das empresas está a todo vapor. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas simples para você se dar bem durante o primeiro contato com o profissional de Recursos Humanos. Aproveite e boa sorte!

- Seja pontual
Não precisa nem dizer que chegar atrasado é inaceitável, certo? Mas vale a pena reforçar para que você nunca, nunca mesmo faça isso. Programe-se para sair de casa bem antes do horário agendado com a empresa, estude o melhor caminho e faça testes se não conhecer o itinerário. Se mesmo assim você tiver alguma emergência (carro quebrado, problemas com o transporte público, acidentes), avise o examinador. Explique o problema e peça desculpas sinceras. Com certeza, ele entenderá que não foi sua culpa e, com um pouco de sorte, você poderá desfazer a má impressão.

- Vá vestido de acordo com a vaga que procura
Pense na seguinte situação: você chega para uma entrevista em uma agência de publicidade vestido de terno e gravata, com sapatos italianos, e fica sem graça ao perceber que todos os empregados vestem calça jeans, tênis e camiseta. Não é estranho? Claro que, ao pleitear uma vaga, o profissional não deve se vestir como no dia a dia, mas vale levar em conta o perfil da empresa que o entrevistará: se ela é mais séria, mais descolada. Pesquise sobre a companhia e não corra o risco de parecer um peixe fora d’água.

- Controle o nervosismo
Todo gestor de RH entende que uma entrevista não é o momento mais confortável para uma pessoa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não tornar essa situação ainda mais sofrida. Na noite anterior à entrevista, tente dormir no mínimo 8 horas. Evite beber ou comer alimentos pesados. Se travar, explique ao entrevistador que você esperou bastante por uma vaga como esta e está ansioso. Peça um copo de água, recomece. Sinta-se seguro. Tenha o pensamento positivo! Encare essa situação como um ritual obrigatório para o sucesso.

- Informe-se
Chegar para uma entrevista sem saber o que a companhia faz é uma vergonha. Todo candidato tem que se informar sobre o negócio da empresa, o momento que ela vive e os objetivos que procura para o futuro. Isso conta muitos pontos e demonstra que o candidato está verdadeiramente interessado na vaga. O mesmo vale para cultura geral e atualidades. Leia jornais e revistas, assista televisão e ouça emissoras de rádios. Estar bem informado é essencial.

- Menos é mais
Candidatos têm mania de subestimar a inteligência de profissionais de Recursos Humanos. Eles são altamente qualificados e treinados para perceber qualquer mentira, enrolação ou omissão durante a entrevista de emprego. Se o seu nível de inglês é intermediário, não diga que é fluente. Mostre interesse em aperfeiçoá-lo. Se você não tem experiência na área, explique que gostaria de um novo desafio e está disposto a aprender. Jamais destaque qualquer qualificação que você não possui. Você pode até conseguir o tal emprego, mas, cedo ou tarde, isso cairá por terra.

- Demonstre entusiasmo
Ninguém deseja um funcionário desmotivado. Ainda mais no momento da entrevista. Sorria. Demonstre interesse na vaga e na área em que a posição está concentrada. Pergunte, questione sobre a rotina da empresa. Mostre porque você quer esse emprego. Transmita confiança e boa vontade para o entrevistador. Entusiasmo é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário