SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestantes param o centro e reivindicam melhorias na Câmara de Itapecerica

ma

Cerca de 400 jovens, crianças e até professores saíram às ruas do centro de Itapecerica da Serra, nesta terça-feira (18) em protesto contra o aumento das tarifas de transporte intermunicipal, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público de saúde, cultura, esporte, lazer entre outras reivindicações. Munidos de faixas, cartazes e nariz de palhaço, os manifestantes com rostos pintados, tambores e apitos tomaram a principal avenida da cidade, a XV de Novembro, de forma ordeira e pacífica. Uma minoria deles acabou agredindo com pontapés e socos motociclistas que tentavam passar pelos bloqueios feitos entre a rotatória do PS Central e precisaram ser contidos por policiais militares. Toda a caminhada, desde as 16h até às 19h em frente a Câmara Municipal foi acompanhada pela Guarda Municipal e PMs. Esse foi o segundo protesto do movimento.

Na Câmara os manifestantes chegaram um pouco mais revoltados. Com gritos de guerra e palavras de ordem, eles bateram na porta de vidro antes mesmo de entrar e criticaram muitos dos vereadores. A presença deles, em especial de Cícero Costa, definiu com um dos representantes do movimento, o número de pessoas que participariam da sessão. A Câmara foi tomada pelos jovens e devido aos ânimos exaltados dos manifestantes, a sessão não aconteceu e após, o término nos tramites legais, os jovens tiveram direito a palavra, que seria, de acordo com Costa, no final da sessão “que só contava com duas votações de Projetos de Leis”. Antes, porém os vereadores Cléber Bernardes e Cícero tentaram falar, mas embaixo de vaias e gritos, não conseguiram expor suas opiniões. “Vocês estão revivendo as histórias do país”, disse Bernardes. “É justa essa briga de vocês, o ginásio está largado, miracatiba faz um transporte ruim, saúde ruim, esporte que não temos com qualificação. Mas, nós só vamos conseguir essa ‘perfeição’ com a soma de ideias, vontades que vocês têm”, afirmou Costa.

Durante os discursos inflamados e repletos de cobranças dos manifestantes, alguns deles mais exaltados batiam com violência na parede da casa e precisaram diversas vezes serem contidos, até mesmo pelos manifestantes, que pediam a todo o momento, protesto sem violência, pacífico, ordeiro e com respeito aos vereadores. Os Guardas Municipais também precisaram intervir. A maioria das reivindicações foi relacionada ao fomento da cultura, esporte, saúde, transporte, educação com a ETEC, FATEC, entre outras. Os manifestantes chegaram a afirmar que a cidade está largada em relação ao ginásio e Delfim Verde, que não há transparência no que é feito e investido e, além disso, cobraram uma participação mais efetiva dos vereadores.

“A partir de hoje pensasse no plano plurianual inclusive no orçamento participativo onde jovens vão decidir onde vão gastar dinheiro”, afirmou Rafael morador do Jacira. Eduardo Silva pediu para que os vereadores aprovem moção de repúdio contra o governador Geraldo Alckmin, EMTU, Miracatiba “que detém o monopólio que controla o sistema de transporte público do município”, disse. Douglas Silva sugeriu que a Miracatiba seja privatizada. Até mesmo a proposta de avaliar as planilhas da Miracatiba para saber com que base foi feito o aumento, foi feita por eles.

A demora dos ônibus também foi alvo de críticas durante os discursos, chegando a ser de duas a três horas. E no bairro Santa Mônica não tem mais ônibus / peruas após às 20h30, exigindo que os pedestres e até enfermeiras voltem a pé para a casa, ou hospital se arrisquem em meio ao mato que cerca a estrada. A necessidade de Pontos de Cultura também foram levantados por eles, uma vez que “muitos jovens estão entrando no mundo do crime e das drogas por não terem onde se divertirem”, afirmaram muitos deles.


A próxima está marcada para a sexta-feira, a partir das 16 horas. Dessa vez em frente à Prefeitura Municipal. Os estudantes e demais manifestantes prometem fazer com que a manifestação seja ampliada.

Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário