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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como tornar uma micro e pequena empresa sustentável?



Adaptar negócios para um modelo de gestão sustentável é considerado um grande desafio para pequenos empresários. Entretanto, muitas vezes simples modificações podem gerar resultados positivos para o meio ambiente. Foi pensando desta maneira que os sócios da rede de restaurantes ViaSete, Ricardo Stern e Felix Opitz, colocaram a reciclagem na rotina de seus empreendimentos.
Já na abertura da primeira unidade, no Rio de Janeiro, os empresários buscaram empresas terceirizadas para reciclar papel, garrafas PET, latas de alumínio e óleo de cozinha. A coleta dos materiais é feita pelos funcionários que recebem como incentivo toda a verba gerada no reaproveitamento. “As pequenas empresas devem começar as mudanças aos poucos. Recicle, separe o lixo e use, onde for possível, material reciclado”, afirma Stern.
A rede ViaSete que recicla por ano 4,1 mil quilos de materiais recebe ajuda da Ong WWF-Brasil para treinar seus funcionários na tarefa da coleta seletiva. “Não encontramos dificuldade para separar os materiais porque já entrou na rotina dos restaurantes. Não é mais um bicho de sete cabeças”, diz o sócio. “Queremos reduzir o consumo de água e continuar por esse caminho de reutilização”. Três unidades compõem a rede, sendo que a mais nova – inaugurada em dezembro – usa madeira reflorestada.
Segundo especialistas, para tornar uma empresa sustentável é necessário antes de tudo fazer um planejamento que inclua análises do produto, negócio e da produção. “É mito dizer que gestão sustentável envolve muito dinheiro, Além disso, o empresário deve pensar no futuro e perceber que custos são relativos quando identificada a relação custo-benefício”, afirma Maria Raquel Grassi, coordenadora do núcleo Petrobras de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Confira as principais recomendações dos especialistas:

Defina identidade e missão da empresa: Antes de modificar ou reestruturar, trace quais serão os princípios condizentes com a postura sustentável a ser empregada. Não adianta começar algo em que não se sabe pra onde ir ou a razão dos procedimentos.

Comercialize produtos que não ofereçam impactos à natureza: Pense em matérias-primas alternativas, biodegradáveis ou recicláveis. Caso o produto já esteja no mercado, faça modificações que não alterem o resultado final ou prejudiquem a qualidade.

Evite desperdícios: Identifique pequenos defeitos e os conserte. Não desperdice material e melhore processos simples e rotineiros (reduza o descarte de copos de plástico na empresa, por exemplo). Lembre-se que o consumo elevado de água e energia é o grande vilão da falta de consciencia. Busque a eficiência energética trocando lâmpadas e, se possível, aproveite a energia solar.

Reutilize e recicle materiais: Além de diminuir os gastos na empresa, também reduz o impacto no meio ambiente. Associações, cooperativas, Ongs e alguns programas de governo podem auxiliar nesse processo e facilitar sua execução.

Reavalie a cadeia de produção: Muitas vezes pequenas adaptações impedem o desperdicio de materiais e melhoram resultados (em uma linha de produção dependendo de como a peça for inserida é possível cortar mais moldes, por exemplo).

Escute seus funcionários: Boas ideias não têm local nem hora marcada para surgirem. Preste atenção em sua equipe, já que eles estão em contato direto com o andamento dos processos. Esteja aberto.

Faça um plano: Avalie o impacto que negócio e produto causarão ao ambiente, veja todo o ciclo de vida do produto e busque identificar um modo de torná-lo viável sustentavelmente.

Certifique o produto: A adequação aos moldes sustentáveis pode ser mais bem recebida entre os consumidores por meio de uma certificação de órgãos relacionados.

Procure parceiros e fornecedores adequados aos princípios e ideais da empresa: Verifique se não estão envolvidos com trabalho infantil, quanto de passivo ambiental gera a matéria prima fornecida e leve tais considerações para o contrato.

Dialogue com os funcionários sobre o modelo de gestão adotado: A partir das decisões tomadas, transmita a postura aos funcionários e treine-os caso necessário.

Seja transparente na divulgação e no marketing da empresa: Clientes reconhecem os incentivos em prol do meio ambiente, mas para isso é preciso mostrar resultados. A transparência vai garantir credibilidade e confiança no produto.

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