SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAÚDE DO EMBU DAS ARTES SUPERA METAS DE ATENDIMENTO



Dados apresentados pela Secretaria de Saúde, do Governo da Cidade de Embu das Artes, em audiência pública, no dia 29/5, na Câmara Municipal, comprovam resultados inéditos e avanços para o município e o País. Para um município de 245.148 habitantes, a meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, no 1º quadrimestre do ano, era atender 24.515 consultas de urgência e emergência. Foram atendidas 202.955, ou 827,89% de cobertura, em relação à meta, de acordo com dados fornecidos pelos pronto-socorros Vazame e Central.


Houve ainda aumento de 5% nos procedimentos clínicos, em razão do aumento no número de consultas médicas especializadas e também da entrada dos procedimentos do SAMU nessa estatística, a partir de fevereiro de 2012.

Segundo relatório distribuído pela Secretaria de Saúde em 2013, houve um aumento de 14% nas consultas de urgência e emergência, em relação ao mesmo quadrimestre de 2012.
A produção ambulatorial do sistema de saúde municipal, por exemplo, que vai da consulta simples à aferição de pressão arterial, foi, em 2012, de 3.764.566 procedimentos e no primeiro quadrimestre de 2013 chegou a 1.222.883.

As chamadas do SAMU Regional também aumentaram 8,19% no período – passaram de 39.657 (últimos quatro meses do ano passado) para 42.904 em 2013. Quanto ao tipo de atendimento, destaque para a quantidade de casos clínicos (2.748), remoções (1.966) e traumas (cirúrgico), com 444 casos.

E crescimento expressivo em órteses, próteses e materiais especiais odontológicos, porque passaram a ser faturadas as próteses mandibulares e maxilares. O aumento foi de 30% na confecção de próteses se comparado com quadrimestre anterior.

Avanços no tratamento odontológico e de prevenção do câncer

No setor de odontologia, as UBSs Itatuba, Ressaca e São Marcos estão muito acima da média. Elas têm uma cobertura de 264%, 211% e 114%, respectivamente, da primeira consulta programada ao dentista. Do outro lado da cidade, a UBS Valo Verde teve no primeiro quadrimestre deste ano a maior cobertura para exames citopatológicos de colo de útero, para prevenção de um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. A meta era fazer 93 exames e fez 394, ou seja, 422% a mais. Em março, teve campanha de Papanicolaou em todas as unidades de saúde.

Outro dado relevante: 13 das 15 unidades básicas de saúde do município, ou 87%, oferecem atividades físicas para a prática corporal aos moradores. As outras duas realizam práticas tradicionais de medicina chinesa, como liang gong e tai chi chuan. O Núcleo de Informações em Saúde também mostrou que a cidade tem uma cobertura de 30% da Estratégia Saúde da Família, que faz visitas domiciliares, com profissionais de várias modalidades, inclusive médico clínico geral.

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que aplicou quase 25 mil doses de vacinas, durante a Campanha Nacional contra a Influenza, durante o mês de abril, no mês de maio, para evitar o surto de gripe (a campanha continua até 14 de junho) e aumentou em mais de 154% a distribuição de preservativos no Carnaval, uma das medidas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmitidas – HIV.


A audiência pública foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Sandoval Soares Pinheiro, Doda, e os vereadores Clidão do Táxi, Rosana Almeida, além da secretária-adjunta de Saúde, a ex-vereadora Maria das Graças e técnicos do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário