SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prefeitura de Embu das Artes promove evento de conscientização com palestra e atividades culturais



No último dia 7 de junho, a cidade estava em festa. Por meio da Rede de Saúde Mental de Embu das Artes, em parceria com a Rede Intersetorial do Município, gestores, profissionais, usuários da saúde mental e a sociedade civil participaram de um importante evento a fim de quebrar barreiras, diminuir preconceitos e sensibilizar as pessoas em relação à saúde mental.

“Precisamos de mais movimentos como este, apoio da sociedade e do governo. Somos pessoas normais. Batalhamos por emprego e uma vida digna. Temos que marcar essa luta diariamente” – revela Marlice Lima Pereira, usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II.

A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro avalia que “só vamos mudar a saúda da nossa cidade e do nosso País se unirmos força”. Segundo ela, a rede está tecida, mas ainda há dificuldades. “A loucura do outro é a nossa loucura. Precisamos enfrentar o problema e de mais coragem” – afirmou.

Kátia de Paiva, coordenadora de Saúde Mental, lembrou que Embu das Artes foi a primeira cidade do Brasil a formar uma rede. “Nossa grande missão é tocar as pessoas” – disse. Patrícia Garcia de Souza, coordenadora do CAPS II, falou sobre os avanços na área de saúde com o CAPS, por exemplo, que é um equipamento fundamental criado há menos de 20 anos.

Stella Maris Nicolau, terapeuta ocupacional, professora da Universidade Federal de São Carlos e supervisora da Rede Saúde Mental de Embu das Artes, e Dirce de Assis Rudge, médica e formadora de terapeutas comunitários, contaram suas experiências na cidade.


O evento ocorreu no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e no Largo 21 de Abril, com apresentação de teatro, oficina de origami e de colcha de retalhos, rodas de terapia comunitária e de música, atividade física, exposição e mostra dos trabalhos da Rede de Saúde e Intersetorial de Embu das Artes. A data também marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado oficialmente em 18 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário