SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ousar para vencer



Ousados são admirados!
Quem não admira um arranque, dribles e um golaço daquele jogador que sozinho resolveu o lance, mesmo tendo ao seu lado um ou dois companheiros em melhor posição para marcar o gol.
Está na bíblia organizacional que para ser bem sucedido nos negócios é preciso sair do lugar comum, da mesmice e fazer diferente.
Ousadia tem a ver com atrevimento, audácia, coragem, temeridade.
“O mundo é dos ousados” é um conhecido provérbio português.
Mas vamos deixar claro que para OUSAR e ser OUSADO é preciso estar atento a alguns pontos como...

* Deixar a INSANIDADE de lado. Acreditar que a falta do mínimo planejamento e simples vontade irá resolver é como acreditar que o mundo realmente iria acabar em dezembro de 2012. Ousadia não pode se sustentar somente a atos de sorte.
* Examinar os RISCOS. Um ato de ousadia, em minha opinião, só pode ser considerado realmente ousado se houver possibilidade de fracasso. Levantar os potenciais riscos faz parte de qualquer plano ousado. O Plano B, C ou D deve fazer parte do dia-a-dia de qualquer profissional.
* Estudar e conhecer PROFUNDAMENTE o que se pretende fazer. Conhecimento técnico do tema em que pretende fazer diferente é o primeiro passo do ousado. O segundo: encontrar e conviver com pessoas que saibam mais do que ele. O ousado sabe que para ser o diferente é preciso ter os melhores talentos ao seu lado.
* Coragem na dose certa. Coragem para dizer não a um determinado cliente ou chefe, para propor novas soluções, para entrar de cabeça em um negócio e a ele se dedicar a conhecer seus processos, necessidades dos usuários, analisar o mercado, enfim dedicar tempo e esforço para que o seu sonho torne-se realidade. Todo corajoso também sente medo. Medo é coragem andam de mãos dadas. Um sem o outro é rumo certo ao abismo. O medo leva a REFLEXÃO, a coragem a AÇÃO.

Na verdade OUSAR não é SONHAR, é FAZER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário