SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Autopista dá continuidade às obras de duplicação



As obras de duplicação da BR-116, na Serra do Cafezal, estão em andamento entre os municípios de Juquitiba e Miracatu (SP). A Autopista Régis Bittencourt cumpriu o período de atividades relacionadas aos programas ambientais da Licença de Instalação, referentes à fauna e à flora, além da fase de supressão vegetal, e agora trabalha nas obras de engenharia. No local, o maquinário abre caminho para mais 6,5 quilômetros de pista nova e as intervenções acontecem entre o km 344 e o km 349 da pista sentido Curitiba, e entre o km 363 e o km 361,5 da pista sentido São Paulo. Este trecho deverá ser concluído em cerca de um ano.

O trecho central da Serra do Cafezal, licenciado no início de 2013, compreende um total de 19 quilômetros. Nesses segmentos iniciais de 6,5 quilômetros em que atualmente a Concessionária está trabalhando, os serviços constam de terraplanagem, drenagem, nove viadutos, pavimentação, revestimentos vegetais de encostas e aterros. Os 12,5 quilômetros restantes serão duplicados em seguida, em segmentos que possam ser liberados ao tráfego de imediato, após a conclusão.



As obras de duplicação são realizadas fora das pistas existentes, nas áreas ao lado da rodovia, o que diminui a possibilidade de interferência no tráfego de veículos da BR-116. Além disso, são sinalizadas adequadamente para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores durante todo o período de intervenções.

Obras 

As obras dos 19 quilômetros da BR-116 no trecho central da Serra do Cafezal incluem uma pista com três faixas de rolamento no sentido São Paulo e com duas faixas no sentido Curitiba. No total serão 35 pontes e viadutos, que somam sete quilômetros intercalados por pequenos trechos a céu aberto e por quatro túneis, estes com extensão total de 1,8 quilômetros. Os quatro túneis foram projetados para o km 349, km 357, km 360 e km 361.


Na ligação entre São Paulo e Curitiba, pela BR-116, apenas esses 19 quilômetros ainda estão em pista simples. A duplicação na Serra do Cafezal é a uma obra de ampliação da capacidade da rodovia, considerada a mais importante do contrato de concessão firmado entre a Autopista Régis Bittencourt e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dos 30 quilômetros da BR-116 na Serra do Cafezal, 11 já foram duplicados e estão em operação, incluindo duas novas pontes - no km 367 e no km 365 -, e dois dispositivos de interseção – no km 340 (Bairro do Engano) e no km 336 (Distrito Barnabés). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário