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sexta-feira, 15 de junho de 2012

A importância de manter o foco na Diferenciação




O momento que uma empresa mais cresce é quando consegue um diferencial em relação aos principais concorrentes, mas quando esta empresa tem a diferenciação como estratégia a vantagem passa a ser muito mais sustentável. Muitas empresas possuem sua estratégia no preço de vendas, lutando sempre para ter um preço menor do que a média do mercado, outras fazem a sua estratégia em logística tendo a melhor e mais rápida distribuição, mas é a diferenciação que faz realmente o cliente perceber valor.

Para ter a diferenciação como estratégia é importante partir da Proposta de Valor da empresa, ou seja, o que a empresa pretende frente aos clientes ? o que ela agrega de valor aos clientes ? Como o cliente percebe valor ao que é feito pela empresa ? Estas questões precisam ser levantadas para que se mantenha a estratégia bem orientada. É importante que o principal executivo da empresa tenha a certeza que o fundamental é gerar sentimento de valor no cliente e não apenas em si próprio, é o cliente que preciso ver que há uma diferenciação do que a empresa faz em relação aos concorrentes.

Quando o líder da empresa sabe estas respostas, passa a ter um outro e grande problema, que é fazer toda a corporação entender e manter os valores da empresa intactos ao longo do tempo. Quanto mais a empresa cresce mais dificuldades o líder terá de manter todos alinhados, uma vez que o contato da base da pirâmide com o presidente da empresa diminui expressivamente com o crescimento.

Desta forma o líder precisa criar o ambiente de comunicação para que tudo aquilo que este acredita chegue em todas as pessoas da empresa e não apenas nos líderes imediatos. É fundamental que se faça chegar a sua palavra para todos através dos meios de comunicação da empresa, sejam email, quadro de avisos, intranets, discursos, reuniões, enfim, que aumente os pontos de contato com as pessoas da empresa em geral. O líder deve, dentro do possível, estar mais presente em todos os momentos de contato com o maior número de pessoas da empresa para passar inúmeras vezes mensagens rápidas sobre valores fundamentais.

Agora que temos a comunicação funcionando é importante garantir que todo o restante do arcabouço da empresa esteja alinhado com a estratégia de ter produtos e serviços diferenciados, e para isso alguns itens devem ser observados:
1) Certifique-se que o líder e a equipe de gestão estejam de acordo sobre a diferenciação, hoje e no futuro. Uma ideia é pedir que cada um diga, por escrito, qual seria essa diferenciação e agrupar os resultados para posterior discussão. Considere no mínimo, três questões: (a) quais as grandes fontes de diferenciação competitiva da empresa na opinião dos principais clientes? (b) como sabemos disso ? (c) estas fontes estão ficando mais ou menos robustas?
2) Veja se a linha de frente da organização concorda com o resultado dessa sondagem. A descrição da estratégia e de áreas de diferenciação feita por trabalhadores e supervisores é igual a do líder ? Esse pessoal sente que entende a estratégia ? Considera que é simples e clara ? Sondagens e pesquisas por computador, tabuladas anonimamente, podem ajudar muito nesta tarefa de captação de informação;
3) Descrever a estratégia por escrito, numa folha de papel ou numa ficha. Sua descrição é centrada em fontes cruciais de diferenciação ? É uma descrição afiada e convincente para os outros, incluindo clientes e investidores. É sustentada por dados ?
4) Faça um “post mortem” das últimas 20 iniciativas e investimentos voltados ao crescimento. Os maiores êxitos ou decepções da empresa são explicados, em parte, pela diferenciação central que foi transferida para outros objetivos?
5) Traduza a estratégia num punhado de princípios inarredáveis. Dá para descrever princípios simples que a organização segue e que definem comportamentos, crenças e valores cruciais necessários para a condução da estratégia ? Esses princípios são incorporados em rotinas ou são meras palavras em uma página ?
6) Reveja a forma de monitorar os principais indicadores da saúde de seu core business e de seus diferenciais, tanto para o ajuste a curto prazo quanto para os investimentos a longo prazo em novas capacidades. Seu método promove o aprendizado e a adaptação ? A rapidez da adaptação é uma vantagem competitiva ? Tem certeza ?

Estes elementos poderão contribuir para que a empresa esteja sempre foca na diferenciação, para que novos métodos sejam implantados, novos produtos trabalhados, novas formas de atendimento realizadas, mas sempre mantendo o foco na estratégia de ser diferente, para com isso atingir o objetivo principal, que sempre será o cliente ficar mais bem servido.

Fonte: administradores.com.br

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