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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Como eliminar atividades sem valor agregado



O papel do líder em uma organização é fundamental para seu desenvolvimento. A empresa será seu espelho e com isso crescer sustentavelmente. Dentre esses papeis é prevenir, minimizar ou eliminar atividades que não agregam valor onde quer que elas existam e incentivar a melhoria contínua. Tomando as providências adequadas,  permitirão a elevação do valor econômico da organização, bem como a entrega de produtos e serviços com qualidade, atendendo prazo de entrega e com um menor custo. 
Através de um brainstorming, listo algumas atividades consideradas sem valor agregado:

Síndrome do Iceberg: As partes do iceberg que fica fora da água todos enxergam, o difícil é mensurar o que fica dentro d’água. Os custos ocultos representam de 3 a 10 vezes o custo visível. Exemplos de alguns custos ocultos: Baixa utilização dos recursos, desperdícios, custos indiretos da mão de obra, variação de processos, perda de participação de mercado, perda de clientes e receitas, reclamações de clientes, retrabalhos, horas extras.

Comunicação inadequada: A comunicação tem papel fundamental para permear a informação nas organizações uma vez que não for adequadamente bem feita, poderá refletir negativamente, por tanto os requisitos da comunicação devem estar totalmente claros para todos na empresa para garantir o entendimento de forma homogênea.

Erros e retrabalhos: A falta de comunicação, de treinamento, problemas de lay-out conduzem ao desperdício de tempo gerando erros e retrabalhos

Ritmo: Normalmente as pessoas se ajustam o seu tempo ao volume de horas de trabalho, embora as vezes pareça adequado, podem apresentar muitas vezes uma produção abaixo da desejada.

Falta de disciplina: Não conformidades com as politicas e procedimentos identificam uma falta de disciplina e pode ocasionar desperdícios e retrabalhos. Hábitos inadequados de funcionários são causas importantes de atividades que não geram valor agregado.

Pessoas não alinhadas com as metas e valores da empresa: O fato de pessoas não estarem alinhadas a visão, missão e valores organizacionais são grandes fontes de desperdiçadoras de tempo e dinheiro.

Falta de inovação: A falta de ideias inovadoras e diferenciadas são fator crítico na melhoria contínua, devem ser realizados esforços constantes para reduzir os custos e aperfeiçoar os processos e satisfazer os clientes.

Lay-out inadequado: A má distribuição do lay-out pode ocasionar maior deslocamento ou esforço físico além das necessidades para conclusão das atividades, atrasando pedidos de clientes.

Duplicação de processos: A duplicação de processos nem sempre é obvia, pois muitas vezes podem estar sendo realizadas simultaneamente entre áreas diferentes e que nem sequer percebam, elas devem ser identificadas e eliminadas.

Recursos não equilibrados: Quando existe desequilíbrio de recursos é necessário uma técnica para relacionar o trabalho ao tempo, o que resulta em um excesso ou falta de funcionários para um determinado volume de trabalho.
Reflita sobre esses assuntos, tente através de sua experiência oportunizar aprendizados na sua organização referentes a esses temas, uma vez identificados previna, minimize ou elimine atividades que não geram valor agregado onde quer que elas ocorram. Faça um “check list” e mãos a obra colocar em prática essas teorias.

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