SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A gestão que o Brasil precisa




O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu, no início deste ano, mais de 1.762.890 inscrições. Para a surpresa de todos, o curso mais procurado não foi medicina, direito ou engenharia. Este ano, 12.221 candidatos se inscreveram para disputar uma das 45 vagas no curso de tecnologia em Gestão Pública, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
De acordo com o Instituto, o curso em questão tem o objetivo de "formar profissionais aptos para atuar de maneira efetiva, transparente e participativa na gestão de órgãos e entidades da administração direta e indireta das diferentes esferas de governo".
Mas o que motivou mais de 12 mil jovens a disputarem uma vaga no curso de Gestão Pública, um curso ainda com pouca tradição no país? Seja qual for a razão, uma coisa é fato: o Brasil tem potencial para destacar-se economicamente, contudo está longe de ter uma gestão eficiente.
Essa ineficiência, infelizmente, ainda é a razão do atraso do país em muitos setores. É de causar indignação a forma como nossos gestores tratam a coisa pública. A precarização de serviços essenciais como saúde, educação e segurança é destaque diário nos principais veículos de comunicação do Brasil.
Não podemos tirar outra conclusão senão a de que nossos impostos estão sendo desperdiçados em gestões fraudulentas, descompromissadas e antiéticas, praticadas, na maioria dos casos, por pessoas sem a capacitação adequada para tal.
Vejamos, por exemplo, o sucateamento de algumas prefeituras neste início de ano. Foram deixadas a míngua, sem dinheiro e mergulhadas em dívidas. Alguns municípios, inclusive, nem chegaram pagar o salário de servidores e fornecedores. Atitudes como essas são repulsivas, revoltantes.
O setor público do Brasil precisa, portanto, de profissionais com qualificação técnica e científica para gerenciar os recursos públicos com zelo e probidade. Ver que um curso como o de Gestão Pública foi o mais disputado no país, é surpreendente. Vale lembrar que o curso de Administração já é o que mais tem alunos matriculados e é o curso que mais forma profissionais em todo o país.
É essa gestão profissional que o Sistema CFA/CRAs defende e que a nação conclama. O Brasil precisa e merece uma gestão limpa e comprometida com os princípios – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência - previstos na nossa Constituição Federal de 1988.
Aos acadêmicos de Administração de todo o país e aos estudantes que conquistaram as tão disputadas 45 vagas no curso de Gestão Pública do IFB, desejamos sucesso. Estudem, busquem habilitar-se para o exercício profissional e dirijam a vida profissional de vocês pelo caminho da ética, do decoro, do comprometimento. Esses são os quesitos básicos para construir uma carreira de destaque que irá ajudar o Brasil a crescer como merece.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário