SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Chegue "chegando" ao trabalho



Você é daqueles funcionários que, quando os outros cumprimentam com um sonoro “bom dia”, responde: “Só se for para você!”?
Quem não é capaz de responder com um “bommm diaaaa” o bom dia dos outros não percebe que está dando alguns passos na direção de vender mal, ganhar mal, viver mal, pois sem sorriso e alegria só a venda de caixões aumenta (e olhe lá).
Pode ser que a noite de sono não tenha sido revigorante, que você tenha tido lá seus problemas e brigou até com o pobre do cachorro que mordeu seus chinelos mas, a grande pergunta é: o que os clientes e colegas têm a ver com isso?”, ou “quanto eu ganho a mais por chegar mal-humorado ao trabalho?”.
Cuide de você. Não interessa se na empresa a maioria das pessoas está de “cara fechada”, reclamando da vida, da economia, da crise, da esposa, do papagaio, enfim, nada disso interessa. Mostre sim respeito a todos, não ignore as lamúrias alheias. Muitas pessoas precisam mesmo desabafar. Mas, depois de ouvir o que elas tinham a dizer, independente do que seja, diga a elas que precisam se entusiasmar pela vida. Fale que a maneira mais rápida para fracassar é ficar reclamando e que ninguém é promovido pelo excesso de baixa autoestima. Avise que “as dificuldades vão aparecer, mas só se tornarão problemas quando encontrarem pessoas despreparadas” (Shinyashiki)
Quando não estou em viagem, todas as manhãs, ao adentrar o escritório, cumprimento sorridente todos os colaboradores. Adoro olhar para eles e perceber o quanto estão empenhados, o quanto são comprometidos com os trabalhos. Eles sabem o valor da autoestima. Eu lembro todos os dias a eles a importância de nos mantermos motivados, entusiasmados. Não pense que não temos problemas. É claro que temos.
Muitos ainda estão começando suas carreiras, não ganham o suficiente para comprar um tênis da marca que querem ou um celular moderno (embora isso não seja o mais importante). Mas ouvem de mim, todos os meses, que, quanto mais se dedicarem, quanto mais derem seu melhor em prol da empresa, melhor serão vistos e remunerados. Tanto é verdade que todos os colaboradores que hoje estão em cargos hierárquicos superiores, iniciaram como auxiliar de serviços gerais, office-boy, inclusive eu tive esse começo.
Infelizmente, em grande parte das empresas, várias pessoas não chegam contentes para um dia de trabalho, e, um dos principais motivos, dentre tantos, é o fato de não ganharem o quanto acreditam que merecem, ou não aprenderam a amar o que estão fazendo.
Se você acredita que está dando o seu melhor e não é reconhecido, é hora de ter uma conversa franca e aberta com seus superiores e buscar soluções para seu caso. Se eles não demonstrarem interesse em reconhecê-lo nem recompensá-lo, conforme for o seu caso, saia de cena antes que seja tarde e você mostre o seu pior na empresa, atitude que só vai piorar as coisas.
Se o caminho que você está seguindo não está levando-o ao lugar que deseja, mude a rota, mas mantenha a garra, a coragem, a motivação e tudo mais. “A coragem é a mais alta das qualidades humanas, pois é ela a qualidade que garante as outras.” (Aristóteles)
Se você é um dos que sofre de “reclamatite”, doença altamente contagiosa que inflama as vias do progresso e do sucesso, por favor, considere tudo o que leu até agora e pare de se lamentar.
Se o clima na empresa estiver pesado, não se deixe levar pelo ambiente em que chega. Seja você o agente modificador do lugar onde estiver. Se na empresa os demais colaboradores estão mal-humorados, não mude seu estado de humor, seja capaz de transformar o deles, assim como o aparelho de ar condicionado faz.
Se você sair de casa bem-humorado, feliz da vida, dando graças pelo emprego, pela saúde, pelas conquistas e, também pelas dificuldades, afinal, tudo isso o prepara para o aperfeiçoamento contínuo, fará com que mais e mais pessoas sintam sua presença entusiasmadora. Em relação às dificuldades, não que alguém escolheria sofrer para aprender a ser dar bem na vida, mas, é quase improvável que não encontremos sofrimento pela frente, e aprender a lidar com eles é a melhor saída.
Seja aquele ser humano que vale à pena ver, ouvir e sentir por perto.
Estar no palco desta Terra é fantástico. Cada ser humano tem seus problemas, suas alegrias e tristezas. Cada um de nós pode aprender diante das mais variadas situações ou decidir chafurdar no lodo das lamentações. Decidir acordar de bem com a vida, mesmo frente a tantas dificuldades é a melhor maneira de curtir a vida, fazer dela algo fabuloso.
Chegue chegando em seu ambiente de trabalho, seja ele qual for. Seu crescimento, sua promoção se escondem tanto no aproveitamento das oportunidades quanto na sua capacidade de sorrir e se alegrar diante das dificuldades.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário