SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 21 de março de 2013

Consultoria não é receita de bolo




Consultoria não significa indicar receitas de bolo. Muito menos, remédios que sirvam para todos os males. Afinal, nem todos os doentes têm a mesma doença, nem existem dois doentes iguais. Assim são, também, os problemas das empresas: específicos e com mais ou menos gravidade; cada problema a seu tempo, espaço, sistêmicos e circunstâncias próprias. 
Em verdade, Consultoria é via de dois sentidos. Cliente e consultor são igualmente responsáveis pelo sucesso e insucesso do trabalho contratado.
Com as constantes transformações no mundo, em fase de acesso à  informação instantânea e de conhecimento fracionado ( é verdade que aos solavancos, por vezes) – o que leva à exigência de ações rápidas, e de muitos executivos e empresários estarem permanentemente  ligados 24h, há de existir , cada vez mais, demanda de serviços de Consultoria, os quais serão  conduzidos por consultores profissionais, experientes, com olhar de estranhamento,  distanciamento crítico,  isentos, dotados de  pensamento sistêmico, acostumados a identificar, analisar e interpretar o real problema com o cliente, sujeitos a situações não estruturadas e a desenvolver alternativas mais adequadas.
E mais:  constantemente desafiados a construir o cenário prospectivo e apresentar a leitura e análise das tendências.

Jovens Consultores
Desde o início da formação, nas Empresas Jr, alguns  jovens alunos  assumem como alvo de desejo a possibilidade de atuar como Consultores. Para isto, contam com o apoio de profissionais da Consultoria, que  já no ambiente universitário, iluminam  as trilhas da compreensão das organizações,  com suas diferentes estruturas, seus problemas e a dar partida à busca das soluções. 
Nesse sentido, esse mundo novo se abre desde a juventude, e ao completar sua prática, com  apoio de Consultores profissionais e sazonados, os jovens  terão aprendido  a elaborar propostas para solucionar questões que lhes foram apresentadas, a coordenar projetos/ trabalhos que lhes tenham sido apresentados como exercícios, e a cumprir com rigor, ética e confidencialidade, as etapas de um cronograma, até sua consecução. Formado, este jovem profissional, lembra um atleta pronto para entrar no jogo, conhecendo táticas, competidores, posições a assumir, e a evolução do jogo, até à vitória. E, muito importante, preparado para, algumas vezes, enfrentar um resultado adverso, que antes de revelar-se como derrota, vai servir-lhe como um novo aprendizado. 
Consultoria: não há “prazo de validade”
Ainda na juventude dos 40/50 anos, maduros e longe do desejo – ou até da necessidade - de  “aposentarem-se da Vida”,  experientes executivos,  aprimorados no conhecimento especifico, decidem prorrogar sua vida profissional, fazendo-a  mais profícua e prazerosa. Preparam-se para ingressar na Consultoria.
Um dos segredos do “não há prazo de validade” está na experiência em seu campo específico de atuação corporativa  ter sido demonstrada por mais de uma década, e, que, às vésperas de uma transição ou precoce aposentadoria, optam por ter as rédeas da Vida, firmes, em suas mãos, exercendo a Consultoria, em cuja execução, o acervo colhido na Vida é um bem preciso, mas que necessita terem  reorganizado e reprogramado seus  conhecimentos generalistas e técnicos  auferidos na sua vida profissional , canalizando-os para as atividades de Consultoria organizacional e/ou técnica.
Agora, com grande liberdade de escolha do que fazer, do como fazer, da hora em que fazer e do onde fazer,  os que souberam cultivar  consistente rede de relacionamentos, hábitos saudáveis, contando com os avanços da medicina, boa alimentação e exercícios, em plena forma, serão  “donos dos seus relógios de ponto”. chegam cada vez mais aptos e felizes a 2040/50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário