SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Aloque o circunstancial no tempo certo.




No conceito da Tríade do Tempo, eu definido circunstancial como as tarefas desnecessárias, coisas que roubam seu tempo ou que vão contra sua vontade de execução. São os gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas. São as atividades em que você usa seu tempo, mas não tem muito resultado com isso.
A percepção do que é circunstancial é muito particular, varia de pessoa para pessoa, de situação para situação, de momento, etc. Na vida pessoal, não é cabível de julgamento, pois as pessoas têm valores diferentes, que mudam essa classificação.
Eu, por exemplo, considero circunstancial ficar vendo futebol na TV, porém adoro ver novela (importante nesse caso). Considero circunstanciais algumas tarefas técnicas que ainda tenho que resolver, algumas festas que tenho que ir e também entendo como circunstancial algumas tarefas que minha equipe tem que fazer de coisas nada relacionadas às metas deles.
A vida é assim, não dá para tirar totalmente o circunstancial do nosso tempo, mas precisamos aprender a reduzir o tempo que alocamos a esse tipo de atividades ou usar nosso tempo improdutivo para dar vazão à essas coisas circunstanciais.
No domingo retrasado, minha esposa gentilmente me convidou para ir ao supermercado. Particularmente, não gosto muito e classifico como circunstancial, mas não fui ao “supermercado” e sim, “acompanhar minha esposa” – muda o sentido, muda a esfera… rsrs
O problema foi que era algo rápido a ser feito, mas nos esquecemos de que era dia de pagamento, eleição e o supermercado estava abarrotado. Demoramos quase 1h30 na fila! Eu estava super cheio de energia para chegar em casa e pensar em um projeto quei estou desenvolvendo, mas depois disso, não tive mais energia para nada.
Se eu fosse ao supermercado em um final de expediente, eu já estaria sem energia mesmo, e não roubaria tempo e energia de nada importante, mas nesse dia roubou! Não foi por querer, não prevíamos isso, aconteceu. Porém, sempre que tivermos algo circunstancial precisamos, quando possível, tentar alocar esse tempo em momentos que não farão a diferença em nossa rotina.
Assim você faz o circunstancial sem matar o seu importante.Não é?

Fonte: Blog Senhor do Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário