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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
TAPETE VERMELHO...?!?
É...
É o tapete vermelho estendido para seduzir o candidatado a cliente.
Departamento-purgatório: é aquele pra onde são encaminhados os clientes já conquistados mas que, insatisfeitos, vítimas de algum serviço de má qualidade ou de alguma cobrança irregular, são obrigados a reclamar. Nessa hora, o cliente descobre que a permanência no primeiro departamento - o vip - é curtíssima. Basta pagar as contas pra descobrir que aquelas gentilezas açucaradas só existem até o cliente assinar o contrato. Depois cai todo mundo para o purgatório. E aí o discurso muda. "Infelizmente não posso solucionar o seu problema, o sistema não está operacional, ligue mais tarde (mesmo que seja o seu décimo telefonema) vou estar registrando sua queixa e entraremos em contato assim que possível (tradução: nunca), não temos um gerente que possa falar com você, a ouvidoria já vai te atender (e a ligação sempre cai)".
Quantas vezes você também já ouviu essas frases? No departamento-purgatório não existe gerente. Nem gentilezas. Na grande maioria das vezes, esse é o reino da má vontade. E nós brigamos com os atendentes de telemarketing que são a voz da empresa, mas sequer foram preparados ou receberam todas as informações necessárias para atender o cliente.
É o tapete vermelho que as empresas brasileiras não têm.
Aquele que deveria ser estendido aos pés dos clientes na hora da reclamação e, inclusive, na hora do cancelamento.
Qual o maior pratrimônio de uma empresa? Não é um cliente satisfeito, que indique o serviço para outros e que, mesmo quando necessita cancelar o contrato, se sentindo respeitado, um dia poderá voltar?
Pra mim, a resposta óbvia: SIM! Este é o maior patrimônio de uma empresa.
Mas aqui no Brasil, muitas grandes companhias preferem a resposta burra: NÃO. E dane-se o cliente insatisfeito.
Até quando o tapete vermelho será usado apenas na chegada?
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