SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Muitos anos no mesmo cargo pode atrapalhar



Muito comum ouvir que ficar muito tempo na mesma empresa é sinônimo de acomodação. Até que ponto essa situação dificulta arrumar outro trabalho? Segundo Marcelo Maulepes, diretor da Consultoria Empresarial Relatom, estar muito tempo na empresa não é um problema - mas se o profissional sempre teve a mesma função, aí sim pode enfrentar dificuldades de recolocação.
“O importante é ter trabalhado em atividades diversificadas. Isso mostra que a pessoa agregou conhecimentos e melhora seu currículo em relação às habilidades que adquiriu”, afirma Maulepes.
Para o professor de Educação Executiva da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ), Luiz Romero, a questão do tempo de casa do funcionário nunca é vista de forma isolada. “As empresas, geralmente, procuram investigar outros elementos, como a remuneração, satisfação com o ambiente de trabalho, a ligação com a sua formação e a perspectiva de ascensão.”
Ficar muito tempo na mesma função tem vantagens e desvantagens. “Você acaba dominando o que faz, se torna bom naquilo. Por outro lado, o profissional pode perder o gosto pelo trabalho e ficar desatualizado”, destaca Romero.
Currículo
O bom currículo não é aquele cheio de trabalhos listados, mas um com atividades que se destaquem para a vaga a qual está concorrendo. Para Maulepes, o importante é o quanto a pessoa sabe a área que está interessada.
O consultor acredita que atualmente a maioria das empresas valoriza muito mais currículos de pessoas que estão há mais tempo em uma única empresa do que o daquelas que “pulam de galho em galho”. “A experiência conta muito, porque é ela que dará suporte para lidar com as dificuldades do mercado.”
Dicas
Se a pessoa está há muito tempo na mesma função, e isso a incomoda, o ideal sempre é a conversa. “É importante deixar seu chefe ou alguém do Recursos Humanos saber que você quer mudar de área ou de posição, dizer o que espera da carreira”, ressalta Maulepes. Segundo ele, não é aconselhável esperar que somente a empresa tome essa iniciativa.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário