SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Professores treinados para primeiros-socorros em Embu das Artes




Com a proposta de aprimorar o atendimento às crianças de escolas e creches da rede municipal, foi implementado, por iniciativa do prefeito Chico Brito, um programa de treinamento de primeiros-socorros, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tem produzido valiosos resultados. As professoras Hilda Bezerra da Silva Santos, da Escola Municipal Ipê, no Jd. Vazame, e Eunice da Cruz, do Centro Educacional Armando Vidigal, no Jd. São Marcos, e a secretária da creche conveniada Santa Terezinha, no Jd. Santo Eduardo, Mônica Perrucini Felga, fizeram e já testaram o treinamento que receberam de profissionais do Samu, como o enfermeiro Ricardo Teixeira dos Santos e o técnico de enfermagem Kleber Santos Feitosa, do Núcleo de Educação Permanente.


Tendo de lidar com todas as questões que envolvem a segurança do aluno diariamente, neste caso, crianças especiais, Eunice da Cruz revelou que está mais tranquila para enfrentar situações de risco depois que fez o treinamento. Hilda e Mônica enfrentaram recentemente situações difíceis com segurança, usando o que aprenderam com êxito. “Atendi uma criança com febre na escola e me senti muito mais segura, no atendimento inicial, na conversa com o Samu. Antes, quando isso acontecia, ficava ansiosa, buscando resolver. Agora tenho um procedimento correto até para buscar ajuda médica”.

Mônica festeja o fato de ter conseguido desengasgar uma criança de 4 anos, com o que aprendeu no treinamento.  “Quando olhei pra ela, estava roxa. Eu me mantive calma, fiz o procedimento e ela ficou bem. Não dava tempo de esperar atendimento e estou contente por ter conseguido ajudá-la”. O curso de Capacitação Teórico-prática em Urgências e Emergências do Samu inclui, além de engasgos, definição de atendimento pré-hospitalar (APH), o que fazer em quedas e ferimentos, sangramentos, crise convulsiva, queimaduras, febre, acidente envolvendo olhos, parada cardiorrespiratória.

“Ensinamos a identificar sinais de gravidade, que manobra fazer, a reanimação de parada cardiorrespiratória, até o socorro chegar. Conhecer todos os procedimentos também auxilia o médico controlador, que atende no Samu e por telefone vai orientando até a equipe de socorro chegar ao local solicitado”, declarou Ricardo. Todos concordam que a comunicação entre a pessoa que presta socorro e o médico controlador do Samu é muito importante para até mesmo salvar vidas.

”Tudo começou com o Programa Saúde na Escola. Depois Saúde Ambiental, Treinamento de Urgência e Emergência. Nesse trabalho conjunto, transmitimos conhecimento à Educação e aprendemos. Na prestação de socorro, a Educação divide a ansiedade com a Saúde, é uma troca”, declarou a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie.

Paulo Vicente dos Reis, secretário de Educação, destacou, no encontro ocorrido em 27/5, a competência da sua equipe, parabenizou as servidoras e adiantou que o programa com o Samu continua. “Em julho (13 a 17), condutores e monitores do Transporte Porta a Porta também passarão por treinamento”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário