SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Motivar para reter – Veja como estimular seus colaboradores



Manter equipes motivadas é uma das principais competências de um líder. Mas para isso, as lideranças devem dispor de habilidades essenciais tanto para a capacitação, acompanhamento, ensino como também para o desenvolvimento dos colaboradores e a retenção dos talentos.
Entretanto, como manter a motivação? Existem muitos elementos motivadores, como por exemplo, as concessões financeiras que incluem como benefícios: aumentos de salário, bônus e participação nos lucros, porém segundo pesquisa, essa abordagem corresponde a apenas 30% da política de investimentos em retenção das empresas brasileiras.
Mas, e quando o dinheiro não é tudo que o colaborador deseja como recompensa por seu trabalho?
Para dar mais embasamento ao trabalho das lideranças, o investimento em Treinamento motivacional é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas para que os colaboradores ampliem sua visão da organização, enxerguem a importância de sua função para os resultados, de seus conhecimentos profissionais, de sua capacidade de evoluir e mais ainda, do seu potencial de tornar tangíveis as metas e os projetos.
Gestão do clima organizacional, planos de carreira, o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores, e hoje especialmente com a abordagem voltada para a implantação da cultura de Coaching, flexibilização de horários, a adoção de políticas de meritocracia e, são também essenciais, pois mostram o investimento da empresa na qualidade organizacional, o que confere aos colaboradores mais estímulo e segurança para continuar a desempenhar bem seu trabalho e alcançar a projeção profissional que deseja.
É de responsabilidade das empresas e dos gestores de pessoas buscarem as ferramentas para manter a motivação dos colaboradores, e isso inclui treinamento motivacional. Nesse sentido, é importante também treinar as lideranças para que consigam lidar com suas próprias expectativas e limitações, motivarem-se e ainda administrar as necessidades das pessoas e da empresa, posto que isso converge para num ambiente organizacional mais favorável ao alcance de resultados para todos.

Fonte: rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário