SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem"



Essa frase genial é de David Ogilvy, inglês fundador da Ogilvy&Mather e considerado o pai da publicidade. A grande questão é: como vou saber como os outros vão entender o que digo?
Conheça os canais de percepção e aprendizado
Com esta questão na mente, acabei encontrando bons materiais sobre canais de percepção neurolinguística. Nestes materiais os autores afirmam que temos 3 "softwares mentais": visual, auditivo e sinestésico. Segundo Alexandre Ferraz, que está nos vídeos abaixo, todos temos os 3 softwares e em 90% das pessoas algum deles é predominante.
Visual
Pessoa impaciente, direta, ansiosa, agressiva e agitada.Faz coisas rápidas porque visualiza coisas muito rápidas. E por isso precisa realizar logo. Gosta de ação. Escreve para entender.

Auditivo
Calados, ouvintes, frios, lógicos, precisos, introvertidos. Pensa mais antes de responder. Não se precipita, é detalhista. Emocionalmente estável. Normalmente não se dá bem com vendas.
Cinestésico
Falante, empático, extrovertido, boa gente, animado, carismático, emotivo. Último a sair das festas, abraça árvores, mata e morre por amor. Leva muito para o lado pessoal.
Fatos engraçados
O cinestésico gosta de tocar nos outros. O auditivo odeia que enconstem nele.
Quando um visual vê um auditivo escrevendo seu nome no caderno em vez de anotar a matéria, pensa: "que falta de respeito". E na verdade o auditivo está prestando muita atenção.
O visual é intolerante com a velocidade mais lenta do auditivo e cinestésico. O auditivo acha ele um precipitado. O cinestésico acha ele um grosso.
Melhor modelo? O que você tem. Mas, aproveite estas dicas para se comunicar melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário