As
condições que favorecem a liderança podem ser as mais inexplicáveis
possíveis. Estudos realizados por Robert Goffe e Gareth Jones, da
Harvard Business School, confirmam que os quatro mitos mais populares
sobre liderança já foram derrubados. São eles:
- Nem todas as pessoas podem ser líderes;
- Líderes nem sempre levam a resultados;
- Pessoas que chegam ao topo não são, necessariamente, líderes;
- Líderes nem sempre são grandes coaches (condutores de equipes).
De
fato, ninguém nasce líder nem todos aspiram à liderança. Se todos os
líderes levassem a resultados positivos, o mundo seria diferente. Além
do mais, existem aqueles elevados à condição de liderança mediante
conchavos, arranjos e apadrinhamentos, mas esse jogo faz parte do mundo
dos negócios e do mundo político e pouco se pode fazer contra ele.
Por
esses e outros motivos, a liderança também é cíclica. A cabeça dos
líderes pode rolar de acordo com o humor dos acionistas, a insatisfação
da própria equipe, a conspiração silenciosa dos demais líderes e a
própria falta de adaptação do líder ao cargo.
Por
outro lado, alguns líderes tiranos e prepotentes tendem a se sustentar
no cargo com a obtenção de resultados favoráveis seguidos, alcançados
mediante coerção, ameaças e jogo sujo.
Esse
tipo de comportamento acaba encobrindo os defeitos e premiando a
incompetência de alguns líderes no trato com as pessoas. Para muitas
empresas, o que interessa é o resultado, portanto, mesmo que a direção
tome conhecimento dos desmandos, posturas assim são ignoradas em nome do
lucro.
De
acordo com Robert Katz, professor norte-americano e pesquisador do
comportamento organizacional, a liderança demanda três competências
essenciais:
§ Habilidades Técnicas:
capacidade de aplicação de conhecimentos ou habilidades específicas.
Diz respeito à formação e conhecimento do líder, a sua expertise, aquilo
que você realmente sabe fazer;
§ Habilidades Humanas:
capacidade de trabalhar com outras pessoas. Diz respeito à sua
habilidade de relacionamento interpessoal: saber motivar, ser bom
ouvinte, saber se comunicar, formar equipes de alto desempenho, enfim,
saber lidar com gente;
§ Habilidades Conceituais:
diz respeito à sua capacidade de analisar e diagnosticar situações
complexas e, com base nelas, tomar decisões acertadas para o bem da
empresa.
As
habilidades técnicas dependem apenas de você. As habilidades humanas e
conceituais dependem de flexibilidade, negociação, aperfeiçoamento
constante e certa renúncia para resistir a todo tipo de sacanagem.
Assim,
seja flexível, porém mantenha seus princípios. Os valores mudam, mas os
princípios permanecem. Conciliar habilidades e valores sem ignorar os
princípios é o verdadeiro desafio da liderança.
Pense nisso e seja um líder por excelência!
FOnte: administradores.com.br
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