SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Habilidades do líder: torne-se um deles por excelência




As condições que favorecem a liderança podem ser as mais inexplicáveis possíveis. Estudos realizados por Robert Goffe e Gareth Jones, da Harvard Business School, confirmam que os quatro mitos mais populares sobre liderança já foram derrubados. São eles:
- Nem todas as pessoas podem ser líderes;
- Líderes nem sempre levam a resultados;
- Pessoas que chegam ao topo não são, necessariamente, líderes;
- Líderes nem sempre são grandes coaches (condutores de equipes).
De fato, ninguém nasce líder nem todos aspiram à liderança. Se todos os líderes levassem a resultados positivos, o mundo seria diferente. Além do mais, existem aqueles elevados à condição de liderança mediante conchavos, arranjos e apadrinhamentos, mas esse jogo faz parte do mundo dos negócios e do mundo político e pouco se pode fazer contra ele.
Por esses e outros motivos, a liderança também é cíclica. A cabeça dos líderes pode rolar de acordo com o humor dos acionistas, a insatisfação da própria equipe, a conspiração silenciosa dos demais líderes e a própria falta de adaptação do líder ao cargo.
Por outro lado, alguns líderes tiranos e prepotentes tendem a se sustentar no cargo com a obtenção de resultados favoráveis seguidos, alcançados mediante coerção, ameaças e jogo sujo.
Esse tipo de comportamento acaba encobrindo os defeitos e premiando a incompetência de alguns líderes no trato com as pessoas. Para muitas empresas, o que interessa é o resultado, portanto, mesmo que a direção tome conhecimento dos desmandos, posturas assim são ignoradas em nome do lucro.
De acordo com Robert Katz, professor norte-americano e pesquisador do comportamento organizacional, a liderança demanda três competências essenciais:
§ Habilidades Técnicas: capacidade de aplicação de conhecimentos ou habilidades específicas. Diz respeito à formação e conhecimento do líder, a sua expertise, aquilo que você realmente sabe fazer;
§ Habilidades Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas. Diz respeito à sua habilidade de relacionamento interpessoal: saber motivar, ser bom ouvinte, saber se comunicar, formar equipes de alto desempenho, enfim, saber lidar com gente;
§ Habilidades Conceituais: diz respeito à sua capacidade de analisar e diagnosticar situações complexas e, com base nelas, tomar decisões acertadas para o bem da empresa.
As habilidades técnicas dependem apenas de você. As habilidades humanas e conceituais dependem de flexibilidade, negociação, aperfeiçoamento constante e certa renúncia para resistir a todo tipo de sacanagem.
Assim, seja flexível, porém mantenha seus princípios. Os valores mudam, mas os princípios permanecem. Conciliar habilidades e valores sem ignorar os princípios é o verdadeiro desafio da liderança.
Pense nisso e seja um líder por excelência!

FOnte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário