SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Candidatos a prefeito de Itapecerica participam de debate

candd

Os cinco candidatos à sucessão municipal de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), José Maria (PT), Erlon Chaves (PDT), Claudinei (PSOL) e Edgar Cruz (PPS) participaram nesta quinta-feira, 24, do debate realizado na Escola Estadual Comendador Benevides Beraldo. O local ficou lotado de estudantes, professores, pais de alunos interessados em conhecer mais sobre as propostas dos candidatos. Os internautas também puderam assistir ao debate, em tempo real, por meio de um blog estudantil . 

O debate entre os prefeituráveis de Itapecerica foi intenso. Em diversos momentos a manifestação do público foi forte. Erlon foi o candidato que respondeu às perguntas mais quentes da noite. Ele foi questionado sobre nepotismo. Também teve que responder sobre o apoio do PSB à sua candidatura e a proximidade com integrantes do governo Jorge Costa, de quem ele sempre foi o opositor mais acirrado. O candidato ainda foi questionado sobre a origem dos recursos para a construção do hospital municipal que é uma das suas propostas de campanha.
Logo na abertura dos trabalhos Chuvisco falou de sua vida política, desde 1997 como vereador, e do fato de ocupar pela terceira vez consecutiva a presidência do Legislativo. José Maria discorreu sobre a perda dos pais motivada por omissão de socorro médico, que o levou a ingressar na militância política, disse conhecer de perto os problemas da periferia e se dispôs a trabalhar pelas regiões mais carentes de Itapecerica. Claudinei contou ser novato na política e por ter trabalhado como professor e no Tribunal de Justiça de SP, alegou ter conhecimento das principais deficiências do município. Erlon Chaves, por sua vez, falou que disputa a eleição majoritária pela 3ª vez, lembrou que é professor. Edgar Cruz, ex-funcionário da prefeitura, disse conhecer também a cidade e contou um pouco sobre a sua história de vida.
Após as apresentações os candidatos responderam questionamentos dos internautas, platéia e mesa diretora, formada por cinco jovens de uma instituição do bairro Jardim São Marcos, chamada Deodora Arte e Cultura. O primeiro a responder foi Chuvisco. Questionado sobre o aumento de terrenos invadidos, acarretando em favelas e envolvimento dos jovens no mundo das drogas, o candidato afirmou que irá trazer um convênio com o Senai, Senac para colocar os jovens no mercado de trabalho e falou também do COMAD. Ele afirmou que no próximo governo a cidade não terá mais moradores de ruas. “São projetos sociais e não albergue que resolverá o problema. É o jovem no mercado de trabalho e o implemento de turismo que vai resolver essa questão”, frisou.
José Maria foi questionado sobre o saneamento básico no município, serviço que deveria ser realizado pela Sabesp, e representa um dos principais problemas que Itapecerica  enfrenta. O candidato petista lembrou que como vereador cobrou por diversas vezes da Sabesp mais investimentos em saneamento básico e lutou contra a constante falta de água.
Também salientou que durante a renovação do contrato com a empresa   lutou pela aprovação de emendas garantindo o cumprimento do contrato. Ele disse que seus projetos contemplados estão a construção de geradores de água nos bairros mais altos da cidade, que sofrem sem uma gota do líquido na torneira e criar auditoria para cobrar que as obrigações da Sabesp sejam cumpridas. Sobre o assunto, Claudinei do PSOL afirmou, que se ganhar a eleição, no dia seguinte a Sabesp estará “fora” da cidade.
O clima do debate parecia pacífico até o momento em que um morador do Valo Velho questionou Erlon Chaves sobre o fato de ter nomeado seu irmão na câmara municipal quando assumiu o mandato por 61 dias em 2005. Demonstrando irritação Erlon respondeu que nomeou o irmão, porque ele era um matemático  capacitado para assumir o cargo. Justificou que o graças ao trabalho do irmão realizou uma audiência pública e descobriu o desvio de R$ 1 milhão na saúde. “Uma sindicância foi aberta, mas os vereadores do PSDB, que voltaram logo após arquivaram a sindicância”, disse.

Em questionamento de internauta sobre a saúde, falta de medicamentos e médicos, Claudinei do PSOL, afirmou que a autarquia de saúde veio, na opinião dele, “para tapar buraco”. De acordo com ele, em seu governo, a autarquia será extinta. E uma ouvidoria será criada e atuante para administrar os bens públicos.
Na área da educação, onde a cidade sofre com a falta de vagas em creches, Erlon apresentou as propostas que acoplar a questão lúdica no ensino. Reduzir a jornada de trabalho das professoras ADIS, dar ênfase aos profissionais. Construir novas creches, cadastrar alunos e linkar com a saúde e defendeu a ideia de escola em período integral.
A escola em período integral foi defendida também por Claudinei e José Maria. O petista falou ainda sobre construção de Céus, como os que foram construídos em São Paulo por Marta Suplicy. Já o candidato Chuvisco anunciou que em seu governo, os bairros do Jacira e o Parque Paraíso serão contemplados com escolas modelos, como a da Lagoa. Ele prometeu também criar novas vagas em creches, valorizar o corpo docente, acabar com abono aos professores, o pagamento será feito em salário e colocar do 4º a 5º ano inglês e espanhol para os estudantes.
Nesta ponto do debate Erlon criticou a quantia gasta para a reforma da câmara, mais de R$ 3 milhões e, o horário da sessão, 9h da manhã, todas as quintas-feiras, além de defender que as sessões deveriam ser itinerantes. O candidato do PMDB frisou que a construção da Câmara foi necessária para melhor atender a população de Itapecerica, com dignidade e comodidade, além de garantir o acesso aos cadeirantes, que não havia na câmara antiga. Chuvisco chegou a afirmar que se Erlon desconhecia a constituição e não poderia cuidar da cidade.
O candidato do PDT questionou Chuvisco sobre o telhado do Ginásio de Esportes, que esta há mais de dois anos, sem reforma. “A obra está em licitação. E após a reforma, o ginásio ficará como a arena Barueri”, resumiu Chuvisco.
Na última pergunta feita pelos candidatos, Chuvisco questionou José Maria em relação aos projetos na área do desenvolvimento econômico da cidade. O petista frisou que a cidade não conta com iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico. Disse que a ideia dele é trazer para o município novas empresas. Criar a avenida da gastronomia, para que as pessoas não precisem sair da cidade para comer. Fazer hotéis fazendas, utilizar a área da fazenda Éder para um aeroporto e conseguir parcerias, para que tenha eixo de saída do Rodoanel nos bairros Jacira / Crispim.
Nas considerações os candidatos agradeceram à oportunidade do debate. Afirmaram que são a melhor opção para Itapecerica e que estão preparados para ser o próximo prefeito da cidade.

Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário