SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A essência da liderança



Lembro-me de um dia em que um jovem rapaz bateu na porta de meu escritório me dizendo que tinha uma dúvida. Esse rapaz era um estagiário que acabara de ser contratado pela empresa de qual eu era presidente, e como todo e bom estagiário imaginei que ele tivesse um arsenal de perguntas a fazer, entretanto o jovem foi direto ao assunto.

- Sou novo por aqui e ouço muito as pessoas lá embaixo falando sobre ser líder, todos chamam de líder o Sr. Roberto gerente de produção, e até mesmo o Sr. Carlos gerente de TI é chamado de líder pelo pessoal da informática. Estou meio confuso, pois na última empresa que trabalhei o meu antigo gerente é simplesmente "O gerente" e ao chegar aqui percebi que os gerentes possuem cargos de gerentes, mas são chamados de líderes, não sei mais o que pensar. Ouvi com muita atenção tudo o que o jovem rapaz dissera e logo após o término de sua fala me propus a explicar-lhe.
Meu caro jovem, em nossa organização a palavra gerente é sinônimo de liderança, por isso você percebe que todos chamam as pessoas que possuem cargos de gerência, de líderes. Entretanto vale ressaltar uma coisa. Existe uma grande diferença entre ser um gestor e ser um líder. Sem entender o jovem arregalou os olhos, mas eu continuei. – Um gestor é aquela pessoa que possui uma autoridade sobre as demais, que hierarquicamente está em uma posição acima das demais, que está ali única e exclusivamente para coordenar e controlar as tarefas realizadas por seus subordinados, como por exemplo, o seu antigo gerente. Já um líder é aquela pessoa que trabalha junto com a equipe, que possui empatia com os colegas, que está sempre disposto a compartilhar o seu conhecimento com as pessoas e que em vez de utilizar a autoridade para com elas, utiliza a sua influência pessoal para que essas pessoas façam a sua vontade de bom grado. Há! Então o Sr. Paulo, e o Sr. Roberto são líderes por que são gerentes? – perguntou o jovem.
Não meu jovem, para ser líder não é preciso necessariamente estar em um nível de comando, um líder de um setor pode até mesmo ser um colega de trabalho com o mesmo nível hierárquico que o seu, e nesse caso os nossos gerentes não são líderes por que são gerentes, eles são gerentes por que são líderes. Para que você possa entender melhor o conceito de liderança, irei trazer para você o conceito de liderança que James C. Hunter escreveu em seu glorioso livro O monge e o Executivo, no livro ele conceituava liderança como sendo: "A habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos considerados como sendo para o bem comum".
Muito entusiasmado com o que ouvira o jovem falou: - Agora entendi. Ser líder é como ser o meu pai, pois quando eu era criança eu fazia tudo o que ele pedia sem reclamar só por causa de sua influência pessoal. Já ser um gestor é como ser o meu padrasto, pois ele possuía autoridade sobre mim e eu só fazia as coisas que ele mandava pelo simples motivo de que ele sempre gritava comigo. Após a fala, um modesto sorriso. – Parabéns meu jovem, você acaba de aprender. "A essência da liderança".

FOnte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário