SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 27 de março de 2012

Região recebe quatro bases móveis da Polícia Militar



O governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira, dia 26, quatro novas Bases Comunitárias Móveis da Polícia Militar para a região. Taboão da Serra recebeu dois veículos. Embu das Artes e Itapecerica da Serra receberam uma base para cada cidade. A entrega foi feita pelo governador Geraldo Alckmin em cerimônia realizada no Vale do Anhangabaú, centro da Capital.

Ao todo, foram entregues 200 novas Bases Comunitárias Móveis (BCM) para a capital, cidades da Grande São Paulo e interior. Outras 50 bases tem previsão para serem entregues em abril. Com um custo de R$ 29,6 milhões, as novas bases serão incorporadas às 265 já existentes, totalizando 465 veículos.

Essas bases móveis têm como principais recursos a possibilidade de registrar boletins de ocorrência, locomover-se entre diversos quarteirões, cobrindo uma área maior, e trabalhar em conjunto com os moradores da região.

Essa aliança entre policia e comunidade é um dos pilares da Policia Militar. “A polícia comunitária é um dos três princípios que regem a Policia Militar de São Paulo. Primeiro os direito humanos. Em segundo, o trabalho de gestão com uso de tecnologia. O terceiro princípio é o trabalho com polícia comunitária. É assim que vamos construir juntos, governo e população, a segurança de São Paulo. A participação de todos é fundamental, essa é a filosofia da polícia comunitária”, explicou o comandante geral da PM, coronel Álvaro Camilo.

A importância das novas bases também foi destacada pelo Governador Geraldo Alckmin. “A base dá um ganho de eficiência, aproximando a polícia do bairro. Às vezes, movendo-se dois ou três quarteirões, essas bases vão realizar um trabalho maior. Ela tem a mobilidade para surpreender atividades criminosas, levar o policiamento para todo o bairro ou a região”, afirmou o governador. “O bairro conhece o policial, confia nesse policial e trabalha com ele. Ao mesmo tempo, a polícia conhece o local, as pessoas e seus problemas”, concluiu Geraldo Alckmin.

Os veículos contarão com computadores de bordo e poderão registrar ocorrências como furtos, roubo de veículos e desaparecimento de pessoas. Elas também funcionam para policiamento preventivo, reforçando locais estratégicos ou de maior risco. Além disso, os moradores do bairro terão liberdade para trocar informações e fazer denúncias aos policiais, que permanecerão sempre na mesma região para estreitar a relação com os moradores.

As viaturas são distribuídas de acordo com os índices de criminalidade e estatísticas do Estado, que são divulgadas mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública.

Distribuição
A capital receberá 62 bases, 44 irão para a Grande São Paulo e 92 para as cidades do interior. Das duas restantes, uma fica na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e outra na Escola Superior de Soldados (ESSd).

Das 92 bases destinadas ao interior, 14 irão para a região de Campinas e mais 14 para a Baixada Santista e o Vale do Ribeira. O Vale do Paraíba e o Litoral Norte ficarão com 13. A região de Bauru recebe 11 bases, a de Ribeirão Preto terá mais dez, a de Piracicaba mais nove, a de Sorocaba mais oito e a de São José do Rio Preto mais seis. Quatro irão para a região de Araçatuba e três para a de Presidente Prudente.

Com a entrega, as 265 Bases Comunitárias Móveis passam a ser 465 em todo o Estado – 170 na capital, 92 na Grande São Paulo e 199 no interior, além das duas que ficarão nas unidades da PM.


Fonte: O Taboanense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário