SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 24 de maio de 2011

Adaptar-se ao novo





"A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolher em nós mesmos e persuade-nos de que esta vida não é um divertimento, mas um dever." (Cesare Cantú) Que adaptar-se é preciso para vivermos com entusiasmo e sabermos aproveitar cada oportunidade que nos é dada.

Certa vez escutei esta palavra há alguns anos na sala de aula quando a minha professora de historia no ensino fundamental me explicava sobre os nômades, um tipo peculiar de povoado que chama a atenção pela maneira de se viver, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. Usualmente são povos do tipo caçadores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam.
Refletindo um pouco mais sobre esta palavra procurei aplicar nos dias atuais e cheguei a conclusão que o ser humano tem esta incrível capacidade de adaptar-se as diversas situações que nos são acometidas no cotidiano.
Se não fosse assim nunca seria possível adaptar um livro para um filme, aceitar a morte de um ente querido, conviver com uma pessoa de trato difícil ou trabalhar, ter varias atividades no dia, mudar de um bairro para outro, fazer faculdade e tantos outros exemplos que poderia ser citados aqui, mas este não é o objetivo do texto. O objetivo aqui é lembrar, e saber, que estas mudanças só aconteceram graças à incrível capacidade de adaptação do homem. Só conseguiremos mudar ou evoluir se soubermos aceitar o novo, ao inesperado. Partindo do principio que uma mudança traz outra mudança fazendo com que a vida esteja em constante evolução.
As vezes algo novo acontece e somos pegos de surpresa o que não deveria acontecer, mas acontece, pois temos a mania de nos acomodar ao cotidiano. Precisamos acordar para vida. Viver e correr em busca dos nossos sonhos, porque se você não fizer ninguém o fará. Você saberá lhe dar com o novo se souber observar, analisar e compreender o significado, diminuindo consideravelmente a falta de opção quando vier a uma oportunidade. Vai requerer muito autocontrole para que não aconteça o mesmo que ao peru de natal, ou seja, "morrer de véspera". Uma maneira eficiente de reduzir esta situação é entender o real significado dos acontecimentos e da realidade em sua volta, analisar todas as possibilidades e ser altamente sensato, saber que adaptar-se significa adequar ou acomodar uma coisa a outra e neste caso pode ser você a coisa ou a coisa a você, finalmente ser racional, compreender que um lado tem que ceder para que aconteça a adaptação. Não digo que seja fácil, pois não é, porem não é impossível, existe várias possibilidades... O que você tem que ser perguntar é: estou disposto a pagar o preço exigido? .

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário