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sexta-feira, 7 de junho de 2013

O novo marketing “móvel”




Cena 1: Paulo está em uma loja de eletrodomésticos para comprar uma nova geladeira. Já escolheu o modelo, mas acha o preço um pouco salgado. Faz uma pesquisa no celular, descobre várias outras lojas com preços menores e os mostra para o vendedor. Este consegue não só um bom desconto como também estende o número de prestações.
Cena 2: Paulo está no trânsito voltando de um dia agitado de trabalho e lembra que amanhã é aniversário da sua esposa. Liga seu smartphone, faz uma busca por floriculturas online, escolhe e compra um buquê, agenda o horário de entrega e até consegue escrever a mensagem do cartão em poucos minutos.
Cena 3: Paulo está no trabalho e sua esposa liga para agradecer as flores. Aproveita para perguntar onde vocês vão jantar para comemorar. Com a desculpa de que seu chefe está chamando para uma reunião, promete ligar em seguida. Aproveita para pesquisar na internet as opções de restaurantes, os preços e as recomendações dos clientes. Faz a reserva e retorna para dizer que está tudo planejado há semanas.
Situações como as vividas por nosso personagem Paulo já são uma realidade para metade dos 90 milhões de internautas que acessam a web via celulares e tablets no Brasil, e os números tendem a crescer exponencialmente com a popularização dos aparelhos e da expansão das redes de telefonia. O fenômeno ocorre tão rapidamente que mal nos damos conta de como o uso dos chamados dispositivos móveis está mudando radicalmente a forma como nos informamos e tomamos decisões de compra sobre produtos e serviços.
Até poucos anos atrás, para pesquisar e comprar na internet era preciso estar na frente de um computador. Ou seja, em casa, no trabalho ou em uma lan house, em determinados horários do dia. Hoje um número cada vez maior de pessoas está conectada o tempo todo: não só em casa ou no trabalho, mas na escola, no restaurante, na loja, na rua, no metrô e no trânsito, com acesso a qualquer tipo de informação e conteúdo.
E qual o impacto desse novo comportamento para sua empresa e seus negócios?
Pense no Paulo como um cliente procurando por seu produto ou serviço. As necessidades e interesses dele podem mudar de acordo com o horário ou o dispositivo que está usando. Se estiver em casa na frente do notebook pode navegar pelo seu site sem pressa; mas e se estiver na rua precisa da informação essencial na hora? Será que vai te encontrar?
Este é o grande desafio em um mundo de consumidores e clientes conectados: ser encontrado da forma certa, com a mensagem certa no momento certo.
Para sua empresa se engajar a essa nova realidade vamos apresentar três iniciativas fundamentais de marketing digital:
1. Sites responsivos: já ficou irritado ao ter de ficar passando de lá para cá à procura de alguma informação em um site pelo celular? Imagine então o cliente passando pela mesma situação ao acessar o site da sua empresa. De acordo com a TeleBrasil (entidade que reúne as operadores de telefonia), 47% dos acessos à internet no país já ocorrem por smartphones, então é muito provável que isso possa acontecer.
Para evitar o problema e proporcionar a melhor experiência aos seus potenciais clientes, é essencial ser responsivo. O termo designa a capacidade do site em se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo que está sendo acessado, seja um PC, tablet ou smartphone, disponibilizando as informações essenciais de acordo com o tamanho da tela. Já há diversas agências especializadas em desenvolver sites responsivos, mas lembre-se que é você quem define o conteúdo mais relevante a ser exibido em cada aparelho. Vai então uma dica: se a maioria das pessoas que acessa o seu site pelo celular está na rua, procure priorizar contatos da empresa, endereço e principais produtos, pois provavelmente são estas informações que estarão procurando.
2. Google: Segundo a Serasa Experian, nove em cada dez pesquisas realizadas na internet no Brasil é feita através do Google, o que o transforma em uma das maiores fontes de oportunidades de vendas na web. Em nosso trabalho de consultoria em marketing digital, trabalhamos com empresas em que mais de 50% dos novos clientes são provenientes do Google e já há casos no mercado em que esse número chega a 100%.
Ter a marca em destaque no Google se torna ainda mais importante com o crescimento da mobilidade pois agora as pessoas não precisam mais sentar na frente do computador para fazer uma busca; basta sacar o smartphone do bolso. Não é à toa que a empresa tenha criado um sistema operacional próprio para celulares (o Android) e pague bilhões de dólares para outros fabricantes utilizarem o buscador em seus aparelhos.
O Google foi pioneiro em identificar que os interesses dos internautas varia de acordo com o tipo de aparelho (PC, celular, tablete), horário e local que estejam utilizando no momento, e vem adaptando e aperfeiçoando seus recursos de publicidade para este fim. O exemplo mais recente são as campanhas avançadas, que facilitam a criação e gestão de anúncios de acordo com os diferentes tipos de dispositivos. O próprio Google disponibiliza um vídeo que ilustra muito bem a versatilidade desses recursos: http://goo.gl/VlBJF (para legendas em português clicar no ícone captions, no canto inferior direito).
3. Aplicativos: Nada hoje representa tão bem o potencial dos dispositivos móveis do que os apps. Afinal, os aplicativos permitem que a sua marca esteja disponível sempre a um toque de dedo dos seus potenciais clientes. Mas você só vai conseguir estabelecer esse vínculo se o aplicativo for relevante para o cliente, ou seja, oferecer conteúdo que eles necessitem e valorizem.
O Buscapé, site de pesquisa de preços, é um exemplo. O app permite ao usuário acessar diretamente o serviço e fazer consultas rapidamente, o que é ótimo quando se está na rua fazendo pesquisas nas lojas. A fabricante de tintas Suvinil, por sua vez, oferece um app que contém não só um catálogo de cores disponíveis mas também um manual com informações sobre tendências e combinações de cores e materiais. Já o aplicativo da Catho permite buscar vagas de emprego e envio de currículos diretamente pelo celular.
Em geral, os apps ainda são utilizados de forma tímida, o que é uma oportunidade para sua empresa se diferenciar, já que aumenta o número de agências especializadas nesse tipo de tecnologia, enquanto os custos de desenvolvimento caem. 


Silvio Tanabe (silvio.sp@magoweb.com.br) é consultor de marketing digital da Magoweb, autor do blog Clínica Marketing Digital (www.clinicamarketing8ps.com.br) e um dos autores do e-book Caia na Rede – 12 Maneiras de Planejar e Fazer Sucesso nas Redes Sociais  

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