As
obras de duplicação da BR-116, na Serra do Cafezal, estão em andamento
entre os municípios de Juquitiba e Miracatu (SP). A Autopista Régis
Bittencourt cumpriu o período de atividades relacionadas aos programas
ambientais da Licença de Instalação, referentes à fauna e à flora, além
da fase de supressão vegetal, e agora trabalha nas obras de engenharia.
No local, o maquinário abre caminho para mais 6,5 quilômetros de pista
nova e as intervenções acontecem entre o km 344 e o km 349 da pista
sentido Curitiba, e entre o km 363 e o km 361,5 da pista sentido São
Paulo. Este trecho deverá ser concluído em cerca de um ano.
As
obras de duplicação são realizadas fora das pistas existentes, nas
áreas ao lado da rodovia, o que diminui a possibilidade de interferência
no tráfego de veículos da BR-116. Além disso, são sinalizadas
adequadamente para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores
durante todo o período de intervenções.
Obras
As obras dos 19 quilômetros da BR-116 no trecho central da Serra do Cafezal incluem uma pista com três faixas de rolamento no sentido São Paulo e com duas faixas no sentido Curitiba. No total serão 35 pontes e viadutos, que somam sete quilômetros intercalados por pequenos trechos a céu aberto e por quatro túneis, estes com extensão total de 1,8 quilômetros. Os quatro túneis foram projetados para o km 349, km 357, km 360 e km 361.
Na
ligação entre São Paulo e Curitiba, pela BR-116, apenas esses 19
quilômetros ainda estão em pista simples. A duplicação na Serra do
Cafezal é a uma obra de ampliação da capacidade da rodovia, considerada a
mais importante do contrato de concessão firmado entre a Autopista
Régis Bittencourt e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Dos 30 quilômetros da BR-116 na Serra do Cafezal, 11 já foram
duplicados e estão em operação, incluindo duas novas pontes - no km 367 e
no km 365 -, e dois dispositivos de interseção – no km 340 (Bairro do
Engano) e no km 336 (Distrito Barnabés).
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