SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 6 de junho de 2013

SESSÃO DA CÂMARA DE ITAPECERICA É MARCADA POR CRÍTICAS A CHUVISCO

0000000_1

Os vereadores de Itapecerica da Serra votaram a favor da Lei de Diretrizes Orçamentárias na sessão desta última terça-feira (4). Essa foi à primeira votação da LDO. Na próxima sessão a Lei volta à pauta para a segunda votação e a tendência é de que também seja aprovada, por unanimidade dos votos.  O projeto de Lei que autoriza a prefeitura a firmar financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 37 mil afim de recapeamento de ruas dos diversos bairros do município recebeu pedido de vistas de cinco dias do vereador Hércules da Farmácia e de Sangbom. Os dois apresentaram como justificativa a necessidade de um estudo mais detalhado do projeto. Foram predominantes também durante a sessão as críticas e cobranças a administração do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco. 

Os vereadores Hércules e Sangbom ainda criticaram o serviço prestado pela empresa Miracatiba, afirmando que usuários das linhas relatam a falta de pontualidade dos coletivos, como por exemplo, o ônibus que faz a linha Valo Velho – Guaciara, apelidado de Poeirinha. “Bancos rasgados, vidros e campainha [sinal] quebrados e muito sujo. Dinheiro eles recebem e são a única concessão da cidade, estamos pedindo melhorias”, afirmou Hércules. 

Sangbom afirmou que a empresa “não faz nada”. Ele acusou os funcionários da empresa de “picaretas” e que apesar dos ônibus estarem sujos, o valor cobrado é caro. “Ônibus poeirinha, vou denunciar para o Ministério Público”. Ele afirmou que irá voltar com a moção de repúdio a empresa, na semana que vem, uma vez que não viu nenhuma resposta e melhora das condições dos coletivos. Por fim, ele comentou sobre o registrou de mais um acidente envolvendo a Miracatiba e um carro de passeio. A batida teria sido na Estrada Eduardo Roberto Daher onde o motorista do veículo ficou preso nas ferragens, devido ao grande choque da batida. O estado de saúde dele não foi informado pelo vereador. Ele comentou ainda sobre a falta de médicos ginecologistas na UBS do Branca Flor, onde somente “são atendidas mulheres grávidas”.

Sangbom também denunciou em seu discurso na tribuna o “desaparecimento” de 78 pneus e dois caminhões do almoxarifado da prefeitura. De acordo com ele o fato ocorreu na madrugada de sábado para domingo. O terceiro veículo teria “sumido” da repartição na terça. Além disso, segundo o vereador, seis cachorros também foram levados pela porta da frente. “Alguma coisa de errado tem. O cachorro é guarda”. O almoxarifado é “um descaso”, tem que colocar porteira para não “sumir” mais nada. 


O vereador afirmou que o prefeito Chuvisco está cercado de trairás “puxa saco”, querendo dar facadas pelas suas costas e o alertou: “Fica esperto, abra os olhos”. A sugestão dele é que o prefeito “passe a faca neles [os puxa-sacos]”. Ele afirmou que quem for ficha-suja será cobrado e adiantou que irá fazer um requerimento para apurar essa questão.

No final da sessão, o presidente da Câmara e vereador, Cícero Costa também usou a tribuna. Em seu discurso inflamado e repleto de denúncias e descontentamentos ele afirmou que assim como acontece com Sangbom, que têm muitos dos seus requerimentos não respondidos, acontece com ele e quando eles [requerimentos] voltam para a casa, são respondidos de forma grosseira. 

Uma série de requerimentos dele foram aprovados por unanimidade de votos na sessão. Todos eles com fotos. Neles, o vereador aponta o “abandono” que áreas dentro do condomínio Paineiras, no Jacira se encontram. Além do Jacira, terrenos no Jardim do Carmo, que de acordo com ele estão servindo para a prática do “bota-fora”. Em terreno do Jacira III mulheres estão sendo estupradas devido ao abandono do local e muito lixo.

As áreas apontadas por ele são de nove e doze mil metros, desmatadas e invadidas. De acordo com ele moradores de muitas dessas áreas foram removidas e agora pedem reintegração de posse, porque a prefeitura “não tem a decência de saber se a área é pública ou não”. Estas áreas já deveriam ter sido urbanizadas, uma vez que empresas foram contratadas, mas não fizeram o serviço. “Essas áreas estão abandonadas servindo até mesmo como ponto de drogas”. Ele comentou também sobre a defasagem de vaga de escolas que obriga a permanência de 40, 45 alunos em sala. Segundo ele, uma das unidades de ensino já teria sido inaugurada no Jacira, mas não está funcionando. 

Cícero frisou que em uma semana o Jacira registrou três homicídios “numa delegacia que funciona até as 17h”, afirmou. De acordo com ele o comandante diz que a segurança está boa, “mas é a população do Jacira que é guerreira”. Ele comentou que os vereadores em cinco meses entraram com mais de 150 requerimentos “batendo recorde”.

O vereador afirmou que está assustado com o que está vendo. Ressaltou que não está mais procurando secretários e sim diretamente o prefeito. Ele sugeriu que os secretários que não tem tanta competência que tivesse a hombridade para pedir exoneração “porque não tem competência de cuidar da casa dele imagina de uma repartição pública”, alfinetou. Por fim ele afirmou ter certeza que o prefeito Chuvisco precisa de ajuda e que tem muita gente no lugar errado, justamente as que estão na frente dos maiores segmentos da municipalidade. “Então já está na hora e fazer com que turma mostre pra que vieram ou pegue sua mala, tenha hombridade e peça demissão do seu cargo”, sugeriu.

O vereador Antônio Trolesi afirmou ser vergonhoso as empreiteiras receberem para fazer o serviço e acabarem não os executando levantando a discussão para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os responsáveis. Ele pontuou que em setembro a escola do Jacira foi inaugurada, mas sem alunos e que a outra secretária de Educação, sua mulher Irani, inaugurava escolas que estavam funcionando.

Protesto


O morador Canibal realizou mais um protesto na sessão desta terça. Ele carregou uma faixa em seu corpo apontando o descontentamento com o aumento salarial dos servidores públicos de 6,58%, aprovado pelos vereadores na sessão passada.

Fonte: Jornal Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário