Ao construir uma imagem saudável, a empresa aumenta seu portifólio de negócios, conquista a lealdade de seus clientes, promove parcerias inclusive com seus concorrentes no mercado e cria um ambiente de motivação para seus colaboradores, que se tornam os primeiros agentes de divulgação da marca.
Mas como construir uma
imagem sólida da empresa? Para responder a esta pergunta não há uma
fórmula mágica, mas há estratégias de marketing capazes de garantir uma
percepção melhor ajustada da imagem da organização. Para isso, as estratégias
de marketing devem ir além de desenvolver produtos e serviços de qualidade que
atendam às necessidades dos clientes, mas também transmitir uma imagem de
empresa socialmente responsável, com programas que permitam a inclusão social,
atendendo às demandas sociais das populações mais carentes. Também é
importante a transmissão de uma imagem de empresa ambientalmente responsável
com a prática de ações que minimizem os impactos ambientais e promovam a sustentabilidade,
como a venda de produtos ecologicamente corretos, reciclagem, reutilização de
sobras, utilização de fontes alternativas de energia, uso de papel reciclado,
meios eletrônicos de comunicação, madeira certificada, diminuição de efluentes,
campanhas de Marketing Verde, entre outros.
A preocupação com os
problemas sociais e com a qualidade do meio ambiente permite ações que agregam
valor aos produtos e serviços, aproxima mais a organização do seu público-alvo
e da sociedade em geral, e antecipa soluções para problemas que possivelmente
surjam, além e atender a fiscalização e à legislação vigente.
A conquista e a
manutenção de selos de qualidade, selos ISO 9000 e ISO 14000, também são
importantes para a divulgação de uma imagem positiva. Assim, os produtos e
serviços oferecidos passam uma noção de preços justos, pois o segmento de
mercado atendido pela empresa enxerga os valores agregados, não apenas de
preocupação sócio-ambiental, mas também de qualidade, de tecnologia, de
inovação e de criatividade. Além disso, a incorporação de tecnologia leva à
redução de custos, o que maximiza os lucros e gera retorno aos acionistas.
Promover canais variados
de distribuição permite uma logística mais eficiente, pois o cliente não fica
limitado a apenas uma ação de compra. As mudanças no estilo de vida das pessoas
criam novas exigências, por isso é preciso ampliar o leque de distribuição,
como a venda pela internet, pelo telemarketing, correios, distribuidoras e
transportadoras particulares, novos pontos-de-venda etc.
A comunicação
estratégica não deve limitar-se apenas aos produtos e serviços, mas estender-se
aos valores agregados e à responsabilidade sócio-ambiental, que pode ser feita
através de um planejamento adequado que utiliza o CIM (comunicação integrada de
marketing), envolvendo estratégias de propaganda, publicidade, promoção de
vendas e venda pessoal, além do desenvolvimento de Merchandising nos
pontos-de-venda. Isso envolve ações como e-mail, mailing, spam, e-mail
marketing, newsletters, site com grande fluxo de informações,
mala-direta física e digital, banners, faixas, painéis, coletivas de
imprensa, disposição dos produtos nos pontos-de-venda, treinamento do pessoal
de atendimento, relações públicas e assessoria de imprensa, campanhas
promocionais que permitam a coleta de informações através de descontos e
sorteios, e propaganda paga que utilize conceitos variados que atinjam os
interesses do público-alvo.
Campanhas bem sucedidas
de marketing, que envolvem todas essas estratégias, devem ser iniciadas através
da pesquisa de mercado, por meio da qual se pode coletar informações sobre o
mercado e aumentar o conhecimento sobre o público-alvo, como suas expectativas,
necessidades e desejos. Além disso, a empresa também pode criar vídeos institucionais
e apresentá-los em eventos, tanto internos quanto externos, e em Showrooms,
desenvolvendo o endomarketing e o marketing direto.
Organizações que não
adotam políticas de qualidade, tecnologia e inovação nos processos de gestão,
correm o risco de desgastar suas imagens diante do seu próprio público-alvo, o
que significa uma percepção negativa de seus clientes, que se sentem reféns da
própria empresa.
Ações como essas aumentam as
possibilidades de compra dos clientes, aproximando-os cada vez mais da empresa.
Além disso, os próprios concorrentes também se aproximam da organização,
realizando parcerias e promovendo o benchmarking dos melhores exemplos
de gestão. Antecipar-se a essas demandas constituem ações preventivas e
proativas, enquanto que esquecer-se delas significa corrigir imagens já
desgastadas diante do mercado.
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