SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Empresas medíocres com chefes medíocres, cercada de pessoas medíocres



Quando se fala em resultados, logo se pensa no cumprimento de metas e por conseqüência "faturamento". Esta é a lei da sobrevivência para qualquer empresa, ou seja, sem um volume financeiro adequado a falência é eminente.

Mas a razão que me leva a explanar estas considerações é sobre a forma pela qual percebo que muitas empresas e seus colaboradores se comportam. Uma destas questões é a mudança. Muitas empresas se denominam modernas, com processos automatizados, com investimento em tecnologias e matérias-primas de primeira qualidade, porém, em contrapartida, esquecem-se por assim dizer, do capital humano.
Infelizmente, por mais absurdo que possa parecer a gestão de pessoas ainda é ponto fraco em muitas empresas. É percebível isto ao verificarmos certas lideranças, que trabalham a 10, 15 ou mais anos da mesma forma, agindo todos os dias com a mesma rotina, olhando os colaboradores como números ou pior, tratando-os como se fossem "lixo", que não fazem mais do que a sua obrigação, afinal ganham para isto.
Já tive o desprazer de trabalhar com líderes que tinham este perfil autoritário, que ao não compreender certas situações, simplesmente "berravam", saíam gritando com todos, agindo feito animais irracionais. Afinal, eram os donos da verdade.
Infelizmente, este tipo de situação ainda é comum. Não é raro encontrar algum colega de trabalho se queixando de seu chefe. Mas espere aí. Vamos com calma, a situação não é bem esta, o fato é que se o seu superior é um péssimo líder, isto não significa que você tenha que aceitar este tipo de situação.
Como pessoa, ou profissional, devemos procurar vivermos em harmonia, vivermos com respeito e dignidade, trocando em miúdos, "possuirmos amor próprio". Sem isto, estamos sendo condizentes com a situação que nos é proporcionada.
Portanto, se a empresa e seus líderes não são lá estas coisas, tudo bem, ela pagará o ônus que lhe é devido. E você, seja colaborador ou líder, se não mudar as suas atitudes permanecerá às escuras, e andará sem direção, correndo o risco de tropeçar e cair.
E neste ponto é que a coisa deve ser mudada. Não basta criticar uma empresa, ou a liderança, ou situações da vida, o fato é que nós somos responsáveis pelos nossos atos e caminhos que queremos seguir.
Muitas vezes, estamos afogados em um relacionamento amoroso que não nos faz bem, mas o "amor" faz com que fiquemos cegos, e nos afundamos em dívidas, brigas e falta de vergonha na cara. E esta situação estende-se nas empresas, quando somos condizentes pela forma com que a mesma nos trata, seja através da liderança mal educada, seja através de trabalhos que não somos capazes de realizar, mas somos obrigados a fazr pois, se não fizermos, corremos o risco de perdermos a nossa "boquinha".
E é assim mesmo, seja na vida pessoal ou empresarial, a atitude é que faz a diferença. Se a relação não anda boa, falta-se "respeito", tome uma atitude honesta com você mesmo, procure outro caminho. Pois se você é um bom profissional, ou pessoa de boa índole, com certeza não faltará oportunidades. E sabe quem perderá com isto? A pessoa ou a empresa que não soube enxergar a tempo que era o momento de mudar e partir para uma nova premissa.
Agora, se depois dos fatos expostos, sua atitude acomodada permanecer a mesma, então você deve ser uma pessoa medíocre e merece trabalhar em uma empresa medíocre, com uma liderança medíocre. Mas o pior é que ao chegar em casa, sua receptividade deve ser de igual confronto.
Portanto, seja na vida pessoal ou profissional, temos que dar um basta, e arriscar, correr atrás de algo que nos faça bem. Compreendo que não é fácil abrir mão de "anos de casa", más, aceitar ser humilhado ou mal tratado, isto é incompreensível.
Quanto às lideranças, que insistem pela ignorância, o fato é que elas mesmas pagam o ônus pelas suas atitudes, pois os resultados que almejam, normalmente saem abaixo do que realmente poderiam ser, mesmo estando nos padrões da empresa.
Sendo assim, existem alguns momentos que temos que dar um basta, e dizer aquela palavra "dane-se" e fazermos jus a nossa atitude primata, porém, seguindo em frente.
E ao caminhar, evite andar com pessoas e empresas que ao se ouvir falar, pensa-se em coisas negativas. Como dizem "onde a fumaça a fogo".
Mantenha-se longe da mediocridade e seja feliz.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário